IV Meeting Universidade e Empresa UNITAU

Trocando experiências com o mercado

No dias 09 e 10 de maio de 2017, a Universidade de Taubaté realizará o IV Meeting Universidade e Empresa UNITAU, evento que acontecerá no Departamento de Arquitetura da Universidade de Taubaté, das 19h às 21h30.

O Meeting é uma importante oportunidade de aproximar Universidade e diferentes segmentos do mercado, uma vez que coloca em contato profissionais de diversas esferas de atuação, alunos e professores da Universidade. O objetivo do evento é abrir espaço para um diálogo amplo sobre o que a sociedade espera do profissional de cada área e sobre o papel da Universidade em relação a essas expectativas. Para isso, o formato escolhido para o evento é a mesa redonda, em que os convidados poderão conversar e interagir com o público, contando suas experiências profissionais e enfatizando os desafios e as possibilidades da atuação em sua área profissional. Cada mesa contará com um professor da Universidade, que atuará como mediador, ficando responsável pela organização da fala dos convidados (cerca de 6 profissionais comporão cada mesa) e pela interação com o público.

O evento é gratuito, tanto para empresas/profissionais convidados, quanto para o público, e a Universidade emitirá certificados de para todos os participantes.

Unitau fecha parceria com Quero Bolsa

Universidade firma convênio com Quero Bolsa

A Universidade de Taubaté (UNITAU) oferece mais uma oportunidade de descontos para os interessados em iniciar um curso superior em 2017. A Instituição firmou um convênio com o Quero Bolsa, um site que concede bolsas de estudo e descontos em cursos de universidades e faculdades de todo Brasil. A empresa existe desde 2012 e já ajudou centenas de universitários.

O Pró-Reitor de Extensão Prof. Dr. Mario Celso Peloggia, destaca que este é mais um benefício para os estudantes da UNITAU. “Agora com esta nova parceria o aluno tem mais uma oportunidade de desconto na mensalidade nos cursos de graduação”.

O convênio oferece até 20% de desconto na mensalidade de 38 cursos da Instituição. O processo para o cadastro é feito pela Internet e o benefício é estendido para todos os semestres do curso.

Mais informações na Pró-Reitoria de Extensão, que se localiza na Avenida Nove de Julho, em Taubaté, ou pelos telefones 3625-4227, 3625-4208, ou pelo site do Quero Bolsa.

Iniciativa tem grafite como destaque

Grafite na Escola pode? Pode!

Na segunda-feira, 10, uma atividade movimentou a manhã da Escola de Aplicação Dr. José Alfredo Balbi. Um grafite foi pintado em uma das paredes da área de convivência da Escola, numa ação comemorativa ao Dia do Estudante, celebrado no dia 11. Munidos de pincéis, tinta e muita disposição, Rodrigo Abreu, Diretor de Criação da ACOM, coordenou um grupo de alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, que produziu um grafite a partir de um desenho seu.

A ação tem como objetivo fortalecer as atividades da Escola de Aplicação e ampliar a integração entre os estudantes. “A Escola vem com esta campanha de transformação, com esta ideia de mudança, de deixar os estudantes mais aconchegados. Assim, decidimos implantar, em conjunto com os alunos, o grafite, que tem o conceito de transformação“, contou Rodrigo.

Os idealizadores do projeto, a Profa. Dra. Myrian Boal e o Prof. Me. César Augusto Eugênio, explicam que até o final do ano grafites serão espalhados pela escola. “A ideia central é incentivar a participação dos alunos nos projetos da Escola e fazer com que eles se sintam à vontade”, conta a professora.

“As paredes da Escola são todas limpas e brancas, por isso às vezes comparamos com um hospital. A finalidade do projeto é justamente tirar essa sensação de hospital e deixar o ambiente mais colorido e divertido”, ressalta o professor César.

Nos próximos meses, outros grafites deverão ser realizados na Escola, seguindo o calendário nacional e municipal. A próxima intervenção deverá acontecer em alusão ao Sete de Setembro.

Confira como ficou o grafite:

dia do estudante 197

ACOM reforça time para o segundo semestre

Central de Comunicação da UNITAU dá boas-vindas aos estagiários e aos novos profissionais

A semana começou com a casa cheia na ACOM (Central de Comunicação) da UNITAU. Entre releases, artes, clipping, eventos e campanhas, tiramos um tempinho para fazer uma recepção para nossa turma de estagiários e novos colegas.

A volta dos estagiários trouxe gente nova (e nem tão nova assim): Caroline Santos (sim, nossa Carol está de volta o/), Gabriela Oliveira e Thaiz Wertz integram a turma de jornalismo. O núcleo de Relações Públicas passa a contar a estudante Thaís Teodoro.

Acom trouxe reforços para sua equipe

Acom trouxe reforços para sua equipe

Além do retorno dos estagiários dos núcleos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, a ACOM ganhou reforços profissionais também. O jornalista Bruno Monteiro irá responder pelo site unitau.br, o publicitário Frankillyn Yorioka fará a gestão das redes sociais da Universidade e Viviane Palmeira reforça o setor administrativo da ACOM.

Para recepcioná-los, foi feita uma breve apresentação da ACOM com direito a um vídeo e entrega do manual do estagiário.

Pesquisas acadêmicas viram documentários

TV Unitau transforma pesquisas em documentários

A série tem foco em trabalhos da área de Educação e aborda desde a alfabetização até a formação do professor
A TV UNITAU, da Universidade de Taubaté, em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, lança no próximo dia 19 de junho, sexta-feira, o projeto “Coletivando – O conhecimento muito além da sala de aula”, no salão nobre do Departamento de Ciências Sociais e Letras.

11427799_954839661247345_317669138467755602_n

Os vídeos produzidos são baseados em dez dissertações dos alunos do Mestrado em Linguistica Aplicada da UNITAU. Entre os temas abordados estão, por exemplo, o uso do cinema para o letramento, o despertar do hábito da leitura em família, as redes sociais como plataforma de educação e a importância da formação continuada dos educadores.

A proposta do vídeo é contribuir para o desenvolvimento da educação no país por meio da pesquisa e de ações inovadoras em sala de aula. Por isso, o projeto contou com os depoimentos do autor Pedro Bandeira e do cartunista Mauricio de Sousa, reconhecidos nacionalmente pela contribuição de suas obras para a educação infanto-juvenil.

A série de documentário será exibida nacionalmente pelo Canal Futura, a partir do dia 6 de julho, durante o programa “Sala de Notícias Especial”, em comemoração à semana do pesquisador.


Curiosidade sobre o Projeto
Ao longo de nove meses de produção, a equipe da TV UNITAU visitou sete cidades nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, percorrendo mais de 1.900 quilômetros. Os desafios e a realidade da educação na rede pública e privada de ensino renderam 50 horas de material gravado, 259 autorizações de imagem e depoimentos de 70 entrevistados.

Parceria TV UNITAU e Canal Futura
O trabalho em conjunto teve início em junho de 2013, por meio do programa Universidades Parceiras do Canal Futura. A proposta visa possibilitar a troca de experiência e a produção de conteúdo para os programas jornalísticos e de variedades. Nestes dois anos de parceria, a TV UNITAU já produziu mais de 55 reportagens e viabilizou a participação de acadêmicos da Universidade de Taubaté em programas de entrevista no Canal da Fundação Roberto Marinho.

Veja aqui o hotsite da série, com reportagens escritas e vídeos.

Fonte: ACOM/Unitau

Mostra de Mazzaropi no Via Vale

Mostra conta com fotografias das gravações, paineis com tirinhas e cartazes dos filmes

A Universidade de Taubaté (UNITAU), em parceria com o Instituto Mazzaropi e o Via Vale Garden Shopping, realiza entre os dias 9 e 30 de junho a exposição “Mazzaropi” na Praça de Eventos do Via Vale Garden Shopping. A mostra conta com os cartazes originais dos filmes de Mazzaropi, fotografias produzidas durante a filmagem das cenas e paineis com tirinhas do Jeca Tatu.

O evento é uma homenagem ao autor e produtor de dezenas de filmes –no dia 13, é completado o aniversário de morte de Mazzaropi.

Todo o acervo de fotos e cartazes foi disponibilizado pelo Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH) da UNITAU, instalado no Solar da Viscondessa em Taubaté. O Centro realiza um trabalho de conservação do acervo histórico da Universidade, que documenta grande parte da história da cidade de Taubaté e do Vale do Paraíba.

O CDPH conserva mais de 5.000 imagens das gravações dos filmes de Mazzaropi, além dos cartazes de divulgação produzidos pela própria PAM (Produções Amacio Mazzaropi) Filmes para a publicidade das obras. As fotografias retratam o artista e diversos atores durante as filmagens. Para a exposição, foram selecionadas 50 fotos, de 18 filmes.

“Esses documentos formam um acervo muito rico, que foi doado para a Universidade e fica em arquivo. Os pesquisadores, quando procuram o CDPH, utilizam as cópias das fotos digitalizadas. A exposição vai contar com os originais”, disse o coordenador do Centro, Prof. Dr. Mauro Castilho.

A exposição também receberá painéis de tirinhas do Jeca Tatu, criado e interpretado por Mazzaropi. As histórias desenvolvidas pelo cartunista Bruno Fonseca abordam temas da atualidade, como, por exemplo, a crise da água em São Paulo e o aumento do preço da gasolina. Esse material foi disponibilizado pelo Instituto Mazzaropi.

Fonte: ACOM/UNITAU

Unitau realiza Feira de Oportunidades

Feira de  Oportunidades e Empreendedorismo começa hoje

A Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza, a partir do dia 12, terça-feira, a terceira edição da Feira de Oportunidades e Empreendedorismo. Palestras, oficinas, debates e estandes de empresas fazem parte do evento e abordam assuntos atuais e relacionados ao mercado de trabalho.

filipeta_frente

“A expectativa é de que mais de 5.000 pessoas compareçam ao evento”, avalia a Pró-reitora Estudantil, Profa. Ma. Angela Berbare. “A estrutura já está sendo preparada para receber o público e estamos entusiasmados para o início do evento”, continua ela.

O evento acontece nos dias 12, 13 e 14, das 18h às 22h, com atividades simultâneas – um dos destaques é a palestra do educador Mário Sérgio Cortella, no dia 14, às 20h. Para mais informações sobre a programação, clique aqui.

O evento é gratuito e voltado para alunos e ex-alunos, mas também é aberto ao público. As inscrições podem ser feitas aqui ou na entrada do evento.

Com o novo sistema de leitura por código de barras, o estudante que efetuar a inscrição previamente pelo site poderá apresentar o código de barras em seu celular para a leitura na recepção.

Feira de Oportunidades

É importante que alunos e ex-alunos cadastrem o currículo no Núcleo de Oportunidades, no site da UNITAU, pois as empresas poderão ter acesso ao banco de dados de talentos da Universidade.

LG, Sebrae, Tenaris, World Study, Yázigi, Dicon, CIEE, IE, SESC, ACIT, Volkswagem e Chevrolet marcam presença no evento, além de outras companhias. Os presentes poderão conhecer os estandes dessas empresas e participar de debates, palestras e oficinas sobre assuntos atuais como “Design Thinking”, “Gestão Sustentável”, “Start ups”, “Finanças pessoais”, “Desenvolvimento de Carreira”, “Etiqueta corporativa”, entre outros.

Serviço
Data: 12 a 14 de maio.
Horário: das 18h às 22h
Inscrições: http://web.unitau.br/foe/feira-de-oportunidades.html
Evento gratuito e aberto ao público.

Um pouco de história

Falando da publicidade paulista (e brasileira e até mundial)

Alunos do terceiro semestre matutino de publicidade e propaganda do Depto. de Comunicação Social da Unitau desenvolveram, como trabalho para uma de suas disciplinas, um vídeo que aborda o período entre os anos 1970 e 2000 da atuação da propaganda paulista e brasileira.

Este que vos escreve participa como um dos entrevistados. Também são entrevistados meus colegas de trabalho e amigos Mônica Franchi e Carlos Santis. O resultado final ficou bastante interessante.

Confira:

Bate Boca de Criação 2015

Essa vem direto e na íntegra do blog da ACOM Unitau

Diretor de Criação da ACOM participa do  CICLO DE COMUNICAÇÃO

O mês de abril começou com tudo no Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté (UNITAU) e, na última quarta-feira, o local sediou o “Ciclo de Comunicação”, evento voltado para alunos dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda com o objetivo de promover debates acerca das atividades desempenhadas em cada profissão.

22585_817125551711971_8160113754989820694_n

A sala 25 se tornou um espaço pequeno para a quantidade de alunos que queriam, juntamente com profissionais de Publicidade, bater um papo sobre Criação.
Para o “Bate-Boca de Criação” foram convidados três profissionais. Lincoln Souza, diretor de arte na Agência Avalanche em São José dos Campos, Pamela Ferreira, redatora publicitária na Supera Comunicação também de São José dos Campos e, Rodrigo Abreu, diretor de criação e recém chegado à Central de Comunicação da UNITAU (ACOM).

Rodrigo, formado em Publicidade e Propaganda pela UNITAU e responsável por diversos projetos bacanas pelas agências em que já passou, conversou com os universitários sobre como começou na área de Criação e Ilustrador, identificando seus desejos e desafios, mas também, comentou a respeito das transições que ocorrem nas mídias, sobre o relacionamento que o diretor de criação precisa ter com as pessoas do atendimento, entre outros assuntos destacados ao longo do bate papo descontraído.

“Para mim, trabalhar com outras pessoas que possam te ajudar a melhorar sua peça é fundamental. A outra pessoa pode enxergar coisas que você não havia percebido antes e, assim, você pode aprimorar o seu trabalho. Essa parceria me deixa mais seguro e o trabalho se torna mais prazeroso”, comenta Rodrigo.

Para Jéssica de Morais, aluna do terceiro semestre de Publicidade e Propaganda, a conversa foi bem interessante e contribuiu para esclarecer um pouco mais sobre a profissão que escolheu.
“Eles tiraram minhas dúvidas a respeito de qual caminho seguir para chegar ao meu objetivo. Consegui entender melhor como funcionam os aspectos de trabalhar com datas, com o público”, disse a aluna.

Fonte: Caroline Santos – ACOM/UNITAU

http://acomblog.blogspot.com.br/2015/04/diretor-de-criacao-da-acom-participa-do.html

Encontro foca marketing e comunicação

UNITAU participa do terceiro encontro da AIMES

O evento tem o objetivo de promover a troca de experiências entre instituições

Na última semana, a Universidade de Taubaté (UNITAU) participou do terceiro Encontro Educacional da Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Aimes-SP), que reuniu mais de 15 unidades de ensino.

O encontro aconteceu entre os dias 26 e 27 de março e promoveu a troca de experiências entre os participantes, entre elas as soluções adotadas para conter crises e resolver demandas da educação do ponto de vista coletivo.

A solenidade contou com a participação do Prof. Dr. José Rui Camargo, Reitor da Universidade de Taubaté (UNITAU) e também vice-presidente da Associação, e do Prof. Me. Marcelo Tadeu dos Reis Pimentel, Coordenador Geral da Assessoria de Comunicação (ACOM) da UNITAU.

Prof. Marcelo Pimentel

Prof. Marcelo Pimentel

Durante o evento foi realizado o primeiro Encontro das áreas de Comunicação e Marketing. “Foi abordada a visão do marketing que as instituições, de modo geral, não têm. Discutimos acerca do papel do marketing na evolução no número de alunos e, ou, na retenção de alunos. Um debate muito saudável e enriquecedor”, comenta Pimentel.

Os encontros da Aimes são realizados desde 2011 e a proposta é a de melhorar o ensino e as estratégias das instituições.

“Foi extremamente positivo. Percebemos que a ACOM está bem à frente das demais, porém as outras instituições sempre têm experiências muito positivas para acrescentar. Nós definimos que vamos começar a ter uma agenda de visitas nos Departamentos de Comunicação para realizarmos uma troca constante de experiência e, assim, aperfeiçoar nossos trabalhos”, conclui o professor.

Fonte: Caroline Santos – ACOM/UNITAU