Para 2016

As dicas dos Cs

Quem me acompanha sabe que não sou muito fã destes textos com tantas dicas para isso ou “x”dicas para aquilo. Mas resolvi escrever um texto deixando algumas coisas em que acredito e que possam ser perseguidas no novo ano que começa daqui a pouco.

São as dicas dos Cs. Vamos a elas:

board-953161_640

Capacitar- se

Em nossa área, comunicação e marketing, nada permanece imutável. Os cenários têm se alterado rapidamente. Para acompanhar tudo e todos temos que ter sede de conhecimento e de aprendizado. Nunca para de aprender. Nunca parar de QUERER aprender. Faça cursos, assista palestras presenciais e online, leia mais livros, assista mais filmes. Aumente suas competências e seja mais desejado pelo mercado.cloud-709107_640Compartilhar

Aprendeu? Entendeu? Descobriu? Então compartilha. Passe para frente. Não há nada de bacana em querer ficar armazenando tudo para si achando que levará alguma vantagem com isso. Bobagem! Divida! Pode ser um novo fornecedor, um novo recurso num software, um novo aplicativo, um novo site de referências. Coisas muito boas que aprendeu num curso ou numa palestra.Compartilhe. E você verá que muitas outras coisas legais virão até você.

castellers-921018_640

Colaborar

Essa tem muito a ver com a anterior. Além de dividir conhecimento que tal colaborar com uma causa, uma boa ideia? Algo que possa impactar positivamente o mundo ao seu redor. Que tal atender uma conta social em 2016 se você trabalhar ou for dono de uma agência? Que tal fazer trabalho voluntário? Não precisa ser um grande projeto. Pequenas coisas ajudam a melhorar seu bairro ou sua cidade.

glasses-213156_640

Celebrar

Sim, celebrar. Comemorar e festejar as coisas boas que nos acontecem é fundamental! Ouvi isso numa palestra do Fernando Musa da Ogilvy e achei corretíssimo!Pode fazer festa para a equipe, pode apenas levantar um brinde em um momento ocasional e corriqueiro. Pode chamar todo mundo para tomar um cafézinho e agradecer muito a todos pela conquista de um novo cliente. Celebrar é parte importante de nossas vidas e nos faz mais felizes e… produtivos!

Que todos nós possamos nos encher de força para enfrentar bem o novo ano que iniciará amanhã.

Um bom 2016 a todos!

Tecnologia de Eventos no Senac

Senac lança cursos de Tecnologia em Eventos no interior de São Paulo

Além da capital, os cursos acontecerão também em Águas de São Pedro e Campos do Jordão, nos campi do Centro Universitário Senac. Inscrições abertas.

O Brasil ocupa o 10º lugar no ranking mundial de congressos e convenções internacionais da International Congress and Convention Association (ICCA), totalizando 291 eventos do tipo em 2014. Outros dados que espelham a alta performance do segmento no país estão no último estudo da Associação Brasileira de Empresas de Eventos Abeoc Brasil. No ano de 2013 foram realizados 590 mil eventos, somando 209,2 bilhões de reais de faturamento, o que representa 4,3% do PIB nacional. Somente a região Sudeste responde por 52% desse mercado. Juntos, esses eventos promoveram 7,5 milhões de empregos diretos, indiretos e terceirizados. Esses são alguns dos números que expressam a relevância da área de eventos na economia brasileira e apontam a crescente necessidade de profissionais qualificados para atuar no mercado.

Para atender a esta demanda, o Centro Universitário Senac, nota 5 (máxima), pelo recredenciamento do Ministério da Educação (MEC), lança o curso de Tecnologia em Eventos nos campi de Águas de São Pedro e Campos do Jordão, no interior de São Paulo. A instituição está com inscrições abertas para o Vestibular 2016 até o dia 22 deste mês e a prova acontecerá em 5 de dezembro – mais informações podem ser obtidas no portal www.sp.senac.br/vestibular. Além dos novos cursos no interior, outra novidade é a oportunidade do aluno parcelar as suas mensalidades diretamente com a instituição.

“Estamos apostando no sucesso da oferta de Tecnologia em Eventos. O interior de São Paulo tem um grande potencial a ser explorado na área e o Senac tem a expertise para formar estes profissionais. A região de Campos do Jordão, por exemplo, com a temporada de inverno, necessita de uma mão de obra qualificada. Sem falar em grandes cidades do interior como Campinas e Piracicaba”, lembra Márcia Harumi Miyazaki, coordenadora de desenvolvimento da área de eventos e hotelaria do Senac São Paulo.

De acordo com Márcia, os formados no curso podem atuar de forma empreendedora no planejamento, organização, execução e avaliação de diversos tipos de eventos como sociais, esportivos, culturais, científicos, artísticos, corporativos, gastronômicos e turísticos.

Setor em expansão – segundo dados de entidades como Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), Associação de Marketing Promocional (Ampro), Fórum do Setor de Eventos (Foreventos), Associação Brasileira de Eventos Sociais (Abrafesta) e Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), o setor de eventos cresce em todos os segmentos – social, esportivo, corporativo, de incentivo, promocional, cultural e lazer. E, com essa expansão, a demanda por profissionais aumenta e abre espaço para aqueles que percebem na área uma oportunidade.

Parcelamento de mensalidades – os candidatos aprovados no processo seletivo poderão aplicar para o Programa de Parcelamento Estudantil Senac e para ter acesso, devem comprovar renda familiar per capita de até quatro salários mínimos – até 2,5 salários mínimos per capita é possível parcelar 80% do valor da semestralidade e de 2,5 a 4 salários mínimos, 50%. No programa, o valor correspondente a cada semestralidade do curso será parcelado em 12 vezes, sendo seis parcelas com vencimento no decorrer do semestre letivo no qual o aluno estiver matriculado e seis parcelas com vencimentos mensais imediatamente após o término do curso.

Vestibular 2016
O Centro Universitário Senac atua nas áreas de administração e negócios, comunicação, artes e design, saúde, tecnologia da informação, engenharias e hotelaria e gastronomia. Nos últimos anos, a instituição vem fortalecendo a área de engenharia e anuncia o lançamento do curso de Engenharia Civil. Para o primeiro semestre de 2016 estão abertas 2.900 vagas presenciais divididas em 40 cursos ministrados nos três campi da instituição — Santo Amaro, na capital; Águas de São Pedro e Campos do Jordão, no interior do Estado; além do Senac Tiradentes, também em São Paulo.

Interessados de todo o país também podem contar com a oferta dos cursos de graduação a distância neste Vestibular. Os candidatos podem optar por um dos 12 títulos oferecidos pela instituição, com a mesma qualidade e metodologia dos cursos presenciais. São mais 1.500 vagas nas áreas de administração e negócios, tecnologia da informação e educação.

Serviço:
Inscrições para o Vestibular 1{C}{C}{C}{C}semestre de 2016 do Centro Universitário Senac – cursos presenciais
Período: até 22/11
Taxa de inscrição: R$ 80
Data da prova: 5/12
Resultado: 18/12
Matrículas: 21 e 22/12
Inscrições pelo site: www.sp.senac.br/vestibular
Informações: 0800 883 2000

Inscrições para o Senac EAD – cursos a distância
Período: até 1º/2/2016
Processo seletivo: prova de redação ou nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou avaliação do histórico escolar do Ensino Médio
Taxa de inscrição: R$ 20
Inscrições pelo site: www.sp.senac.br/ead

Coluna Branding – Alma da Marca

Fazer história

Quando assumi essa coluna no blog, logo percebi que haveria um dessas incríveis coincidências do destino e no dia 25 de Dezembro, Natal, deveria publicar um novo texto. Achei incrível essa oportunidade mesmo quando alguns goravam dizendo “ninguém vai ler”, eu pensava: “é uma data pra mudar a história”. Por isso, resolvi escrever algo diferente. Aí vai minha carta a papai Noel:

Querido papai Noel,

Esse ano trabalhei duro, enfrentei crise, criei muita coisa para às pessoas, mudei muita coisa em minha vida e também vi meu trabalho mudar a vida de muita gente.
Sempre penso que preciso dar algo a mais para meus alunos e em meus brandings, que preciso entregar um pouco da paixão, de vontade, algo de valor na comunicação.

letter-700386_640

Não trabalho só por dinheiro, não sou publicitário por status e não penso em criar para ganhar prêmios. Gosto de saber que é possível com meu trabalho fazer história.

Meu caro papai Noel, meu pedido para você é que me ajude a convencer o maior número de pessoas de que a nossa profissão tem um valor maior do que se faz hoje em dia. A glória e fama que os comunicadores conquistaram não foi fruto de um snobismo, de um requinte forjado, de autopromoção ou venda de pura imagem. Era estudo, era arte, era trabalho ….

christmas-993304_640

Eu vi e participei de ações que realmente marcavam histórias, houve momentos onde se ouvia pessoas cantarolando nossos jingles nas ruas, repetindo frases e bordões em seu cotidiano, mas que transcendiam a busca pela venda para serem produtos de um novo vocabulário.

A comunicação deixou de prover essa obras e foi substituído por algo menos nobre e que tem cumprido a função deste comunicador. O publicitário parece estar sentado em seu reinado, apanhando feio e ainda assim se sentindo brilhante como se dissesse: “acabou Jessica, é só isso ?!”

Mas fomos nós que nos desvalorizamos, que nos encantamos pelo sucesso a qualquer preço, ou pior, trocamos o que nos trazia sucesso por preço qualquer, pela baixa qualidade, pela falta de estudo, pela ética elástica, pelo envolvimento siamês com a política que não queremos estampada nas capas da revista.

Queria voltar a ver um jingle do Duda Mendonça que não vendesse um produto corrupto mas que fosse cantado pela Maria Bethânia por tanta beleza e simplicidade…

Enfim papai Noel, queria apenas pedir pra que você nos ajude a mudar de novo a nossa história, assim como mudamos a sua própria história, com um branding para a coca cola que levou sua imagem à cada canto do mundo, gordinho, charmoso e vermelho, em uma época em que a publicidade trabalhava apenas pela arte de comunicar e que você era chamado de Santa Claus.

Feliz Natal à todos.