Coluna Branding: a alma da marca

Um necessário retorno aos estudos

arte-arison-coluna

No mês do dia dos professores, resolvi escrever sobre a necessidade de valorizar o estudo nessa nova maneira de se fazer comunicação.

Tenho dito que parte do que gera a crise na propaganda, é a mania do mercado publicitário de acreditar que desenvolvimento tecnológico e ineditismo são os pilares para levar a atenção do público às marcas. E, que só isto basta para se ter eficiência.
Assim, desprezam-se princípios, que acredito serem fundamentais para realização de uma construção de imagem, seja ela voltada a compra, à informação ou só ao relacionamento.

glasses-272399_640

Para mim relevância e dedicação são as palavras chaves para quem quer construir uma marca de sucesso. Neste ponto acontece a necessidade do ESTUDO DE CASO. Gosto de usar como exemplo outras áreas de serviços especializados como médicos, advogados e arquitetos. Nestes casos, o ato prático para qualquer uma dessas áreas sempre está relacionado a um estudo profundo do assunto e não deveria ser diferente para nós comunicadores.

Ao se comprar um projeto de comunicação, deveríamos entendê-lo como mais do que uma forma, mas sim, como uma estruturação de conteúdos com objetivo de gerar uma imagem formal coerente.

Estou lendo um livro de Lucy Niemeyer, chamado elementos de semiótica aplicados ao design. Um livro pequeno mas muito cheio de conteúdo. Nele a autora propõe que em todo projeto de design seja apresentado uma abordagem semiótica. Pergunto: isso não lhe parece completamente válido e plausível?

Não deveria ser a prática recomendada para que um publicitário ou designer apresente a seu cliente no mínimo um projeto semiótico de sua ação de comunicação?

Para mim parece necessário que a própria comunicação desenvolva uma necessária normativa, validada por estudos. A tecnologia muda, o público muda, mas o ato de comunicação não, no máximo evolui sendo que, é totalmente possível estudar e se comprometer.

Enquanto formos um desdobramento do ineditismo, um usuário especializado da tecnologia ou um simples vendedor de mídia, não seremos dignos de especialidade!

2 pensou em “Coluna Branding: a alma da marca

  1. Parabéns por tocar em um assunto necessário. Publicidade envolve estudo. Não basta fazer o que tá bombando… quem sabe assim temos mais especialistas e campanhas eficientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *