Bolsas de Estudos

Seis dicas de como mandar bem na dinâmica de grupo

por Maria Fernanda Alves

A dinâmica de grupo é utilizada por muitos RH’s como parte importante do processo seletivo. Essa etapa é muito útil porque o selecionador pode avaliar o comportamento dos candidatos executando algum projeto em grupo, é como se fosse um recorte de um dia de trabalho, mas com uma boa dose de pressão.

Se você pretende participar de processos seletivos para vagas de estágio ou trainee, é importante que vá preparado.
Então lá vão 6 dicas para mandar bem na dinâmica de grupo:

1 – Estude muito sobre a empresa
Saber o nome e o endereço da empresa está bem longe de ser o suficiente. Você precisa se informar sobre o produto/serviço da empresa, saber como ela se coloca no mercado, quais os concorrentes, encontre tudo que estiver ao seu alcance para chegar no dia da dinâmica com tudo na ponta da língua. Ah, e na hora de mostrar o que sabe sobre a empresa, faça-o de forma sutil, espere que o RH dê esse espaço ou fale durante sua apresentação pessoal pontos que te interessaram no que pesquisou.

2 – Seja autêntico
Durante a dinâmica, não seja nada além de você mesmo. Se você forçar algum comportamento ou agir de forma não natural, mesmo que seja com uma boa intenção, o RH perceberá e isso pode prejudicar muito a sua avaliação.

3 – Não seja agressivo
Sim, você está concorrendo com os demais candidatos, mas para que você garanta sua vaga não é necessário que você cause a reprovação dos outros, cabe ao RH julgar. Caso você insista em prejudicar os colegas é bem provável que seja você o reprovado. Seja gentil, se enturme, faça parte da equipe, chame a atenção para suas qualidades.

4 – Você não precisa ser o líder para ser o melhor
É comum as pessoas acreditarem que é preciso ser líder na dinâmica para ser o candidato aprovado, mas não é bem por aí. Muitas vezes candidatos ficam disputando a liderança e acabam se perdendo no propósito da dinâmica, aí um candidato que focou no planejamento e execução do trabalho e não se preocupou se era líder ou não acaba ganhando pontos.

5 – Fique focado
Por mais que o selecionador quebre o gelo e faça com que você se enturme com os demais candidatos, não tenha conversas paralelas ou faça comentários que não seja do interesse de todo o grupo. Se você se distrair durante a dinâmica de grupo pode acabar perdendo alguma instrução relevante para a atividade e cometer algum erro por conta disso e acabar se prejudicando. Deixe para fazer amizade com os outros candidatos durante o intervalo ou após a dinâmica. É preciso manter o foco!

6 – Dedique-se
Se você realmente se identificou com a empresa e acredita que tem o perfil da vaga, dê o seu máximo! Explore seu melhor lado e tente tornar sua presença agradável para todos, por mais que você não seja aprovado nesse processo seletivo, os candidatos verão quão bom você é e podem acabar indicando para outras oportunidades.

Não existe uma receita para ser aprovado em dinâmicas de grupo, mas muitos bons candidatos, que poderiam ser ideais para a vaga, acabam se enrolando durante a etapa e perdem a oportunidade.

Ah, é importante lembrar que as dicas acima são para te ajudar a mostrar o seu melhor, mas nem sempre o que você tem a oferecer é o que a empresa precisa naquele momento, portanto não desanime caso não seja aprovado! Existe uma empresa procurando exatamente pelo profissional que você é, vocês só precisam se encontrar!

Fonte: Revista Quero Bolsa