A abertura

Nesta segunda, 30/05, tivemos a abertura da trigésima Semana da Comunicação do Depto. De Comunicação Social da Universidade de Taubaté. E a palestra que abriu a semana foi proferida pelo Prof.Dr. Walter Lima. Ele abordou o tema “Web Social TV: Uma nova era do audiovisual.

Walter iniciou a palestra dizendo que o modelo de negócios  da TV aberta no Brasil é extremamente bem sucedido, mas colocou o questionamento sobre sua capacidade de ser colaborativa.

Ele prosseguiu afirmando que, atualmente, o audiovisual é bem mais do que apenas TV e Cinema e que muitas novas telas surgiram, alterando totalmente as possibilidades de contato.

Como o modelo atual de TV aberta no Brasil gera grande faturamento publicitário, Walter comentou sobre a dificuldade política para a instalação de TV digital. Afirmou que o país “está patinando” e perdendo tempo na adoção da digitalização total do sistema televisivo.

Na sequencia de sua palestra, Walter Lima mostrou que a tecnologia de informação atualmente disponível modifica o fluxo de informação e a forma de consumir conteúdo.

Outro ponto interessante abordado pelo palestrante diz respeito ao fato de que nem todas as pessoas realmente interagem constantemente via web. Poucas são as que também geram conteúdo 100% original, optando por retransmitir links que considerem interessantes. Daí uma certa dificuldade para a adoção de uma TV digital interativa.

Lima afirmou que veremos grandes transformações no mercado audiovisual. Novas formas de gerar conteúdo e faturamento comercial (a partir destes mesmos conteúdos) surgem a todo instante no mundo todo. O novo audiovisual, segundo ele, é: conversação, compartilhamento, recomendação, ranqueamento e deliberação.

Para finalizar, Walter Lima declarou ser essencial que o novo homem de comunicação saiba atuar a partir das novas tecnologias de forma bastante profissional, encarando o desafio de gerar novas formas e conteúdos, assim como também descobrir maneiras de faturar comercialmente com elas.

Foi uma excelente abertura de evento, com o palestrante falando de forma contundente e divertida ao mesmo tempo, promovendo junto a platéia momentos de risos e reflexões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *