Aprovando a gestão

Maioria do comércio apoia gestão de Felício

Pesquisa ACI-Nupes mostra que mais de 62% dos lojistas de São José esperam melhoras para a cidade durante a nova gestão

A maioria dos comerciantes de São José acredita que a gestão Felício Ramuth (PSDB) será positiva para a cidade. Isso é o que aponta pesquisa feita pela Associação Comercial e Industrial de São José, em parceria com o Nupes (Núcleo de Estudos Sócio-Econômicos), da Universidade de Taubaté.

O levantamento ouviu empresários de 438 estabelecimentos comerciais na cidade em diversas regiões de comércio – Calçadão da Rua 7, 15 de Novembro, eixo comercial da Avenida Andrômeda e dois shoppings da cidade, CenterVale e Vale Sul. A pesquisa foi realizada no final de 2016 e tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa ACI-Nupes mostra que 55,8% dos lojistas de São José esperam que a cidade melhore na gestão de Felício. Além disso, mais 6,5% acreditam que a cidade deve melhorar muito. Somando as duas faixas de expectativa positiva, a pesquisa mostra que 62,3% dos comerciantes de São José esperam ações positivas do novo governo, um índice próximo à votação obtida por Felício nas urnas de outubro, também na faixa de 62%.

O levantamento ACI-Nupes mostra ainda que para 28,2% dos lojistas, a situação da cidade deve permanecer a mesma, frente a 2,8% que acreditam que ela deve piorar na gestão do PSDB. Mais: 1,6% acreditam em uma piora acelerada e 5,1% não responderam.

“Esses números mostram uma expectativa muito grande com Felício Ramuth, um apoio expressivo do comércio da cidade para o novo governo. Apesar dos números terem sido colhidos antes da posse, eles são atuais. As primeiras medidas do novo governo, de corte de gastos e gestão, tiveram boa receptividade junto ao empresariado. E o perfil técnico do secretariado de Felício contribuiu para isso”, disse Humberto Dutra, vice-presidente executivo da ACI, responsável pelo acordo com o Nupes.

Geografia

A pesquisa mostra ainda uma variação na expectativa positiva do governo nas diferentes regiões analisadas. O maior índice de expectativa positiva dos lojistas frente a Felício está no eixo da rua 15 de Novembro, com 69,2% empresários do comércio acreditando que o novo governo vai contribuir para uma melhora da cidade. O segundo maior índice positivo está no eixo da Andrômeda, com 67,8% dos lojistas. Depois vem a aprovação dos lojistas do Calçadão (57,1%), Vale Sul (56%) e CenterVale (46,7%).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *