Boa comunicação, bons resultados

Comunicação assertiva gera lucratividade às empresas

A comunicação eficaz é um dos pilares mais importantes para o sucesso. Quando nos referimos ao ambiente corporativo, a questão faz ainda mais sentido. Para que o sistema operacional funcione, e a empresa tenha uma boa imagem no mercado e consequentemente propague sua marca, a comunicação é fundamental.

Planejamento de ações é crucial para objetivo

O fato demanda tal importância porque a questão comunicação lida com a sobrevivência e manutenção de um empreendimento, tanto interna, quanto externamente. Sem uma comunicação corporativa de qualidade, as empresas estão sujeitas a uma série de prejuízos, tanto de ordem financeira quanto de imagem e reputação. Por isso, é fundamental encarar a comunicação como uma ferramenta estratégica para os negócios. E fazer com que uma mensagem seja compreendida por completo pelo receptor é extremamente importante nesse processo.

Transmitir mensagens de maneira adequada é essencial

A comunicação clara e objetiva precisa ser evidente desde a tomada de decisões de uma empresa, independente de qual seja, caso contrário, pode haver a dificuldade no processo de desenvolvimento da linguagem corporativa. Por isso, planejar é essencial!

O planejamento de ações consiste em estabelecer e alinhar objetivos e claro, ações a curto e médio prazo. Mas não para por aí, o planeamento consiste ainda em desenvolver e implantar o processo, e por fim monitorar e medir os resultados. Para isso, um bom profissional precisa saber selecionar as ideias, esquematizar e planejar o que deseja transmitir. Ele deve saber convencer e dominar o assunto que pretende defender. Neste momento, o respaldo de profissionais como jornalistas, publicitários e relações públicas faz toda a diferença.

O poder de engajamento na comunicação interna

Os profissionais que atuam dentro das empresas são peças-chave para que uma comunicação eficiente seja implantada em todos os setores. Com uma comunicação interna alinhada, a empresa passa a ter colaboradores que se sentem importantes e reconhecidos, ficando assim, mais dispostos e motivados para realizar suas atividades.

Além de reduzir custos e aumentar a rentabilidade dos trabalhos, é estimulado, ainda, relações mais duradouras ao fomentar a empatia e estabilidade no ambiente corporativo.

A produção de jornais, revistas, newsletters, gincanas, boletim interno, TV Corporativa, são algumas das ferramentas que podem ser aplicadas no desenvolvimento de um bom endomarketing (conjunto de estratégias e ações de marketing institucional voltadas ao público interno).

Ainda há uma tendência no mercado onde os colaboradores são os maiores divulgadores de boas ações que as empresas fazem. A utilização do ECG – Employee Generate Content ou Colaborador como Gerador de Conteúdo por PME´s tem sido uma ferramenta extraordinária, principalmente nas redes sociais. Isso porque os funcionários são os que mais entendem seu espaço de trabalho e conseguem transmitir com emoção e personalidade aquilo que vivem no dia a dia, o que gera grande credibilidade, visto que, de modo geral, não há intenção de vender algo, e sim de mostrar benefícios executados pela marca.

Imagem na mídia

TV, rádio, jornal, sites, redes sociais… quando nos referimos à imagem da empresa e seu relacionamento com o público, todos os veículos são meios assertivos de serem trabalhados. Mas como cada um possui um perfil específico, o planejamento também faz parte desse procedimento. É preciso estudar e definir prioridades e formas diretas de se fazer presente nesses veículos – seja de forma espontânea (gratuita) ou paga.

Uma empresa que tem visibilidade, se posiciona, é aberta e transparente quanto às suas políticas e atividades, ganha mais respeito, credibilidade e destaque diante de todos que estão à sua volta. Desde os clientes até a comunidade em geral.

Assessoria de imprensa = Comunicação Corporativa e comunicação externa

Ao visualizar todo esse cenário que a comunicação pode agregar no fortalecimento de uma marca, a assessoria de imprensa é um pilar da comunicação que tem um elo entre a empresa, seus funcionários, os veículos de comunicação e o cliente final. A assessoria promove a gestão do relacionamento interno das corporações, e por meio da mídia, busca tornar a marca referência no mercado a partir da visibilidade positiva e fortalecimento da imagem, que ocorre através de publicações espontâneas em todos os tipos de veículos.

Investir na comunicação de uma empresa é vislumbrar resultados positivos no decorrer de sua caminhada no mercado. É entender que o sucesso de um negócio não depende apenas de vendas e números, a imagem corporativa que é passada aos colaboradores e ao mundo externo podem dizer muito sobre uma marca, elevando ao topo do ranking ou rebaixando. Por isso, ter uma comunicação assertiva pode sim gerar lucros, mas precisa envolver profissionais capacitados para conduzir as ações com seriedade com foco resultados. Pensar na ação como investimento e não custo.

Fonte: Fatos&Ideias Comunicação – Renata Brito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *