Ciborgues midiatizados

Publicitária lança livro sobre inclusão digital

O Publicitando retoma as entrevistas e conversa com a publicitária, pesquisadora e autora Vivian Corneti.

A Vivian é publicitária pela Universidade de Taubaté, Mestre em Comunicação Social pela UNISINOS na Linha Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação (2014) e doutoranda em Comunicação e Culturas Contemporâneas na Universidade Federal da Bahia UFBA, na linha Cibercultura, sob a orientação do Prof. Dr. André Lemos. Tem experiência em comunicação interna e serviço público. Atualmente desenvolve pesquisas que contemplem as tecnologias de acessibilidade que permitem a inclusão de deficientes físicos na internet. Suas principais áreas de interesse são: inclusão social; cibercultura; cidadania; identidades culturais; ciborgues; tecnologias acessíveis; Teoria Ator-Rede; usos e apropriações da internet; comunicação interna; endomarketing; gestão de pessoas e atendimento.

Ela lança, na terça-feira, 20, o livro Ciborgues Midiatizados, em Pindamonganhaba. Confira sua entrevista ao Publicitando:

1 – Como surgiu a ideia inicial para o livro?
Desenvolvi uma pesquisa sobre a relação entre tecnologia, comunicação e pessoas com deficiência no Mestrado, o resultado final foi muito satisfatório. Fui indicada pela Universidade como melhor dissertação do ano e participei da seleção nacional de melhores pesquisas realizada pela COMPÓS – Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Penso que o conhecimento que transita no meio acadêmico deve ser compartilhado e disseminado com a sociedade, daí então resolvi publicar o livro.

A autora Vivian Corneti e sua obra

2 – Foi difícil conseguir a publicação?
Infelizmente sim. Publicar um livro ainda é um processo um tanto quanto burocrático e caro. Infelizmente são poucos os incentivos de financiamento e tive que arcar com todas as despesas por conta própria. O primeiro passo foi contatar uma editora confiável. Não é tão simples pois a editora conta com o crivo de um comitê editorial que pode aceitar ou não a publicação da obra. Por sorte meu trabalho foi aceito e hoje, finalmente, meu livro já está a venda em diversas livrarias do Brasil.

3 – Você é graduada em publicidade e propaganda. Como esta formação inicial está presente na obra?
Minha formação está presente em todas minhas pesquisas. Desde que me formei pela Unitau passei a observar a comunicação de uma forma muito especial, pensando especificamente em seu poder transformador. No caso das pessoas com deficiência isso é ainda mais relevante, já que a mídia tem o poder de disseminar com intensidade aquilo que é pensado pela sociedade. A questão de inclusão, por exemplo, se faz presente em diversos anúncios, filmes, novelas e campanhas.

4 – Tem planos para outras obras?
Com certeza! Atualmente estou cursando Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia e irei me esforçar muito para publicar também em livro o resultado da minha tese. Enquanto esse dia não chega, tenho participado de muitos eventos acadêmicos onde compartilho as etapas do andamento da pesquisa.

O livro Ciborgues Midiatizados está disponível para compra na internet, no site da Editora Appris, da Livraria Cultura, da Amazon e da Livraria Travessa, e também nas lojas físicas das livrarias Cultura e Saraiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *