Coluna {De dentro pra fora}

Redator e Planejador = BFF

Vitr Coluna

Sem dúvidas, redação e planejamento precisam ser best friends forever. Um não consegue andar sem o outro ao lado. Diferentemente de propaganda (na maioria das vezes), o conteúdo de CI é mais complexo e pesado. São muitas informações a serem transmitidas. Tudo precisa ser muito bem pensando, organizado e dividido, senão corremos o risco de bombardear o funcionário de informações e acabar não comunicando nada.

Para pensar estrategicamente em conteúdo e em estrutura de campanha, precisamos sentar juntos e definir alguns pontos:

• Mensagem principal
• Prioridade das informações
• Tempo necessário para compreensão

A partir dessas informações, definimos a estrutura adequada para a campanha, pensando na verba, na realidade do público, na importância do assunto e no tempo necessário para retenção da mensagem. Ufa!

Agora, já pensou se o planejamento decide definir as fases de uma campanha sozinho? O redator teria que encaixar as mensagens nessas fases, respeitando o raciocínio do planejador. Tudo sem trocar uma ideia, sem discutirem juntos? Impossível! O planejador não consegue definir sozinho a melhor maneira de dividir essa mensagem geral. Da mesma forma, o redator precisa de alguém que sempre o lembre das limitações do cliente e do projeto. A conta só fecha com os dois juntos. Redator cede um pouco. Planejador cede um pouco. Portanto, se eles não se entendem, o projeto não anda. Se essa dupla aí não pensar mais ou menos igual, qualquer decisão vira uma discussão infinita.

Se você é redator, seja melhor amigo do planejador. Se você é planejador, tenha paciência com o redator, no final ele vai entender seus argumentos.

Agora, se você não é redator nem planejador, sai de perto! Deixe esses dois se entenderem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *