Coluna “Discutindo a relação…”

O BC está com tudo

Talvez você já saiba o que é Branded Content (BC). Mesmo assim vamos falar mais um pouquinho sobre ele no artigo deste mês. Se você não conhece…Leia o restante. Vale a pena!

Branded Content, também conhecido por branded Entertainment ou advertainment, é uma relativamente nova e muito poderosa ferramenta de comunicação publicitária, que mistura o entretenimento com uma marca num determinado formato, quer seja para TV, radio, podcast, internet, eventos ou espectáculos.

O Branded Content é um modo de interação direta com os públicos de uma marca, que foge das formas tradicionais da publicidade.

De acordo com Gabriel Jacob, Branded Content é a prática de vincular conteúdos a uma marca (e vice-versa). Uma forma sutil e criativa de cultivar laços entre uma marca e o consumidor. (Gabriel Jacob ). BC é conteúdo produzido para marca e até mesmo pela marca.

E ele está crescendo e mostrando que tem muito valor!

Pesquisa produzida para a Forbes recentemente e publicada pela Meio&Mensagem revela que conteúdo de marca é lembrado com mais facilidade na comparação com publicidade comum. O Branded content gera, de acordo com o estudo, recall até cinco vezes maior.

Fonte: Meio&Mensagem, relatando Forbes

O crescimento da importância do setor de branded content tem tudo a ver com o maior controle dos consumidores sobre o que deseja ou não ver ao longo de sua jornada diária. Assim, a publicidade tradicional aparenta perder o apelo que costumava ter em outros tempos.

A pesquisa, que na verdade foi produzida por IPG Media Lab e Syracuse University para a Forbes, aponta que 43% das pessoas se disseram favoráveis aos anunciantes quando impactadas por branded content. Por outro lado,36% da amostra mencionou publicidade digital de modo geral. O estudo verificou também que 43% dos pesquisados lembraram-se espontaneamente de campanhas de conteúdo de marca.

O crescimento da estratégia de BC tem muito a ver com o comportamento do consumidor de hoje. Ele não quer mais ser incomodado com mensagens interruptivas, então acaba optando por um conteúdo mais pertinente e relevante e que, em muitas casos, pode ser assinado por alguma marca.

O objetivo principal ao usar o BC deve ser dar às marcas uma oportunidade de promover a sua identidade, os seus produtos ou os seus serviços para seus públicos-alvo de um modo direcionado e impactante, combinando o conteúdo dos formatos com os objetivos das marcas. O Branded Content cria e estimula laços entre as empresas e as pessoas, ativando a comunicação através do entretenimento. É uma forma de apagar a divisão entre o comercial e o entretenimento.

A BMW pode ser considerada a marca fundadora desta estratégia. A empresa chamou sua agência de propaganda à época – a americana Fallon Interactive – que, ao combinar as idéias de produção de uma série de curta-metragens e a vontade de usar a Internet em uma campanha de propaganda, sugeriu a realização de 8 filmes de curta metragem exclusivos para Internet. Todos eles seguiam uma mesma estrutura, na qual um personagem principal ajudava pessoas que passavam por circunstâncias difícieis usando técnicas “arrojadas” de direção a bordo de um BMW.

A estréia dos dois primeiros filmes foi no início de 2001 e o terceiro filme estreou no Festival de Cannes em maio de 2001, com enorme sucesso.

Então é isso! Fique de olho: BC tem tudo a ver com geração de conteúdo e vem rapidamente se transformando numa das mais poderosas ferramentas/estratégias da comunicação mercadológica nos dias atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *