Coluna “Discutindo a relação…”

Segure seu time

Josué coluna correto

Em tempos de crise, de diminuição de receitas, uma das primeiras medidas que vem a cabeça de boa parte dos empresários de todos os setores é a diminuição de suas equipes. Ou, em português claro, demitir parte da equipe.

Há tempos sabemos que o recurso mais importante para uma empresa de comunicação mercadológica (agência de propaganda, assessoria de imprensa, consultoria de relações públicas ou tudo isso junto e misturado) é o seu capital humano. Portanto, mesmo em tempos de crise é saudável pensar em manter sua equipe na totalidade.

Os gestores devem pensar, obviamente, em conter custos e manter a lucratividade. Mas dispensar (bom) capital humano nestes períodos pode ser um tiro no pé. Boas cabeças em seu time podem ajudá-lo a encontrar saídas criativas para superar momentos complicados e até mesmo gerar novas oportunidades de negócios com novos e “velhos” clientes.

UWB

Trocar colaboradores experientes e competentes por estagiários e assistentes para manter a empresa no azul pode ser, em médio e até curto prazo, um tiro no pé.

Por outro lado, sigo ouvindo de alunos e ex alunos relatos de agências que esgotam a capacidade de suas equipes com jornadas intermináveis e ambientes de trabalho desgastantes e mal geridos. Por sorte também tenho ouvido (em menor quantidade, infelizmente) histórias de empresas de comunicação que EFETIVAMENTE oferecem condições boas de trabalho, com respeito à legislação vigente – trabalhista e de estágio – e incentivos que promovam melhoria de produtividade e crescimento profissional.

2a25d34de75ee338de78d40b7d4892a5

A hora é de ter todos de um lado só. Torcendo e vibrando pelo mesmo time. O seu time. O “nosso” time! Equipes experientes, inovadoras, criativas e eficazes podem significar uma travessia do mar agora revolto com mais tranquilidade.

É hora de pensar em construir um modus operandi que realmente valorize e respeite os funcionários. Só discurso, só palestra de motivação não vai funcionar. Dar para receber nunca foi tão verdadeiro quanto agora. Partilhar sucessos, correr riscos juntos e motivar para a inovação serão elementos decisivos.

É hora de trabalhar com os melhores. De buscar os bons. Hora de segurar seu time.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *