Com novo fôlego

Design Vale reaquece os motores

Recentemente um projeto antigo ganhou um novo fôlego na nossa região.
É o velho e bom Design Vale.

Um projeto com base em um site em que vários profissionais do Vale do Paraíba colocam sua experiência em prol do desenvolvimento do mercado regional, bem como sua profissionalização e especialização.

Para marcar a retomada eles lançaram um manifesto. Leia abaixo:

Manifesto

Qual a nossa identidade? Quem somos, quantos somos, onde estamos e, essencialmente, como somos? Buscar as origens e raízes de um design regional não é limitar nem datar as relações entre designers e o mundo, nem tão pouco separar e etiquetar ideias como um selo de qualidade vertical e institucional. Conhecer é, antes de tudo, compreender e reunir é, tão somente, unir forças. Desde 2011 procuramos responder essas perguntas e, talvez, encontrar outras respostas.

Em tempos do pensamento digital, ainda engatinhamos em nossa rede semântica e navegamos como ilhotas a deriva no mar de conceitos e imagens do design mundial. Raras vezes encontramos conteúdo produzido e difundido por designers e instituições do Vale do Paraíba, mais raros ainda são os momentos de encontro entre esses seres praticamente extintos, ou perdidos nessas curvas do rio.

Esbarramos em redes nacionais e mundiais, e muitas vezes não nos reconhecemos. Deixamos de nos fortalecer por essa falta de conhecimento, e abrimos portas para a cultura difusa do achísmo. É hora de reverter o pensamento, desconstruir objetivos e reunir novas ideias.

O movimento DesignVale, quer, sobretudo, conhecer quem produz design – em todas as formas – na região. Encontrar, discutir e entender a nossa maneira de fazer design, e nossa relação com outras maneiras e outros designos.

Depois disso, nunca se sabe ao certo (…) Fomento, encontros, cursos, formação, premiação e o que vier.

Por enquanto, participe, divulgue, opine e produza seu conteúdo. Certamente, assim reconheceremos nosso design.

Quer saber mais sobre o Design Vale é só clicar aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *