Dia do Mídia

Hoje, 21/06, comemora-se o dia do mídia

Dou aulas de mídia em universidades há quase 20 anos. Sou professor titular de Mídia na Universidade de Taubaté, mas também já lecionei essa disciplina na Universidade Braz Cubas e na Casper Líbero em São Paulo.

Nesse tempo todo e em todos esses lugares pude vivenciar uma evolução em relação a essa atividade/profissão. No começo ela era nada. Ninguém jamais imaginava ser mídia. Ninguém QUERIA ser mídia. Ninguém SABIA muito bem o que era isso.

Algumas coisas mudaram. Não tudo. Tem muita gente que ainda não sabe bem o que é Mídia. O que se faz nesse setor/área/departamento da agência. O que faz um profissional de mídia. Mas há clara evolução. Nos grandes centros mídia virou o jogo: é decisiva, fundamental, estratégica. Importante! Paga bons salários. No mercado do Vale do Paraíba a evolução acontece com passos mais curtos.

Várias agências regionais já perceberam que precisam ter alguém para cuidar só de mídia. Essa atividade toma tempo e precisa de dedicação exclusiva. Algumas já montam equipes e não um departamento de um homem/mulher só. Esse passo já foi dado. Mas é preciso dar o próximo.

O próximo passo é entender que mídia não é só para reservar/comprar espaços em veículos e para receber atendimentos comerciais para bater papo e tomar cafézinho. Mídia tem que ser um departamento de raciocínio e estratégia. Tem que ser fundamental no planejamento das ações de comunicação propostas aos clientes/anunciantes. É o departamento mais preparado para efetivamente fazer a integração entre as diversas ações/disciplinas de comunicação existentes atualmente.

Há de se por nesses departamentos gente com capacidade de análise, compreensão, raciocínio, estratégia e proposição. Gente que pensa. Não apenas gente que executa. Há de se ter na área de mída profissionais capacitado. Seniores!

Nesse dia do mídia peço que as agências reflitam: está na hora de dar esse próximo passo! De dar o devido valor à mídia. De não deixar que os atendimentos, as áreas comerciais dos meios determinem seus mapas de mídia. Está na hora de entender de uma vez por todas que mídia não é aquela área chata que você põe na mão de uma pessoa que é apenas organizada e atenciosa, mas sim uma função decisiva para que sua agência cresça. Por que uma agência só cresce, e nisso todos concordamos, quando entrega resultados de verdade para seus anunciantes. E mídia, creiam-me, tem muita “culpa” na obtenção dos objetivos dos clientes.

Feliz dia do mídia a todos àqueles que tiveram a coragem de, aqui no Vale do Paraíba, assumir essa atividade. E bola pra frente, galera!

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *