Entrevista com sócia da Projecto

Começou no Vale do Paraíba e foi empreender em Jundiaí

Nossa entrevistada da vez é Swamy Mello. Ela é graduada na UNITAU em Publicidade e Propaganda, pós-graduada em marketing pela FAAP e empreendedora desde 2008.

Vamos ver o que ela disse em sua entrevista:

Swamy Mello, sócia da Projecto em Jundiaí

Swamy Mello, sócia da Projecto em Jundiaí

1 – Você se graduou e iniciou sua carreira no vale do Paraíba. Conte um pouco como foi esse período.

Quando ainda estava no segundo ano da faculdade, fui aprovada no processo seletivo para estágio no departamento de marketing da Rede Vanguarda. Sem nenhuma experiência na área até aquele momento, descobri na Vanguarda minha paixão pelo marketing e pela área comercial. Fui efetivada depois de 1 ano de estágio e fiquei na Rede Vanguarda (e no Vale do Paraíba) de 2002 a 2005, trabalhando diariamente em sintonia com o departamento comercial da empresa, desenvolvemos nesse período vários projetos e eventos para o mercado regional. Foi um grande privilégio e uma experiência sem igual ter participado do início da gestão do Boni e da inauguração da emissora de Taubaté, que foi um marco na história do mercado publicitário da região. Ter começado minha carreira cedo, ainda na faculdade, me deu a chance de conhecer o mercado regional, fazer network e ampliar minhas oportunidades. Em 2005 fui para o mercado de São Paulo atuar como coordenadora de marketing das emissoras afiliadas da TV Bandeirantes.

2 – Como veio a decisão de empreender e criar o próprio negócio em comunicação?

Foi um casamento, literalmente. Me casei em 2007 com o Marcelo, publicitário e designer, e o assunto empreender sempre nos rondou – a vontade de colocar em prática nosso conhecimento em comunicação em algo que fosse nosso. A decisão acabou vindo naturalmente quando nos desligamos das empresas em que trabalhávamos, e em 2008 nasceu a Projecto. A paixão pelo mercado regional, que esteve tão presente na minha carreira, voltou à tona e optamos por sediar a empresa em Jundiaí/SP.

3 – Como você analisa o mercado em que atua?

Jundiaí é uma das cidades mais prósperas do estado e que mais cresceu nos últimos anos, com fortes investimentos imobiliários e de tecnologia. Com PIB de 21,8 milhões, em 2014 ficou logo atrás de São José dos Campos no ranking das cidades que mais contribuem para o PIB do Brasil e foi considerada a 3ª melhor cidade para se viver no país. O mercado de Jundiaí e região tem um pólo industrial bem desenvolvido e um varejo que está crescendo e aprendendo a lidar com um novo consumidor que está cada dia mais presente na cidade, o paulistano. A proximidade com São Paulo (50km)também favorece muito nosso negócio, hoje 40% dos clientes da nossa carteira são da cidade.

644228_529047690463330_1551327262_n
4 – Há similaridades com o mercado do Vale do Paraíba?

Acredito que como todo mercado regional, há sim grande similaridade. As verbas são mais enxutas, muitas vezes pouco definidas, e nosso trabalho envolve também mostrar ao cliente a importância da ferramenta que oferecemos. É uma luta diária.
5 – O que você projeta para 2015 para sua empresa?

Esse vai ser um ano complicado economicamente e isto já está refletindo nas verbas de comunicação dos nossos clientes. O desafio para 2015 é gerar resultados com mídias não convencionais e buscar alternativas para os investimentos mais contidos, e na minha opinião o marketing digital vai ganhar ainda mais força como uma mídia viável para qualquer tipo e tamanho de verba e cliente. A Projecto está neste ano ampliando a equipe e a atuação no marketing digital, com mais profissionais para a área de conteúdo de social media e mais qualificação para a área
estratégica digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *