Exposição conta a história da antiga Tecelagem Parahyba

Nova temporada da exposição Por Entre Fios

Após o sucesso do lançamento da exposição em novembro do ano passado, o Coletivo Criamundo, grupo audiovisual joseense iniciado em 2012 com foco na produção de documentários reiniciará a exposição POR ENTRE FIOS no mês de junho junto a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Idealizado pelo coletivo, o projeto conta a história da antiga Tecelagem Parahyba em São José dos Campos ao longo de seus quase 90 anos. Com depoimentos dos antigos operários, de líderes industriais e ícones como Ozires Silva e Maurício de Sousa; detalhes de um dos maiores marcos fabris de nosso país surge em exposição multimídia inédita.

A mostra contempla 30 fotografias em estilo industrial com 1 metro cada uma, 3 painéis panorâmicos de grande formato e a exibição do vídeo documental de 55 minutos com cenas originais da atual produção de cobertores e material de arquivo de época.

Apesar de o Vale do Paraíba ter um grande contingente de pessoas ligadas ao seguimento operário, até o momento pouco se tem documentado sobre a memória industrial de São José dos Campos, da potência econômica e da importância social de empresas como a Parahyba, Weiss e Embraer para o encerramento da fase sanatorial e a abertura de uma nova era joseense, culminando no nascimento do Parque da Cidade.

O Por Entre Fios conta com o apoio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC ICMS) patrocínio master da Huesker Brasil e parceiros como Coopertêxtil, Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Luchetti, Yazigi, Embraer, Move Digital, Defender, Anhanguera, Casa de Bolos e Alphagraphics.

INFORMAÇÕES:

Local: Casa de Cultura Flávio Craveiro

Data: 10 de junho a 10 de julho

Endereço: Av. Lenin, 200 – Conj. Res. Dom Pedro I

Telefone: (12) 3903-2298

www.porentrefios.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *