Formar, formar e formar… e formar melhor!

Uma das bases para um mercado forte é ter disponibilidade de mão de obra qualificada. Pessoas com capacidade para, não só fazer seu trabalho com perfeição, mas também modificar o estado atual do mercado. Transformar!

Para conseguir isto em qualquer setor de atividade econômica é preciso investir em formação. No caso específico do mercado de comunicação mercadológica do Vale do Paraíba isso significa investir na boa formação de publicitários, jornalistas, relações públicas e profissionais de marketing.

Temos a felicidade de ter um bom e bem distribuído (geograficamente) quadro de cursos superiores de comunicação social. Ele foi se formando e se consolidando ao longo das três últimas décadas. E o nível de ensino e aprendizado cresceu bastante. Ex-alunos destes cursos viraram bons professores. E assim a coisa segue.

Além das graduações começaram a surgir as pós-graduações, MBAs e mestrados. Inclusive vários deles vindos da capital do estado, de instituições de ensino consagradas.

Esse cenário é bom, mas não é mais suficiente. É preciso mais. É preciso sempre oxigenar o mercado de comunicação com novidades, novos conhecimentos e novas experiências profissionais. E aí entram em cena os cursos rápidos e, principalmente, eventos como seminários e encontros na área de comunicação mercadológica. E isso, ainda bem, começa a ocorrer com frequência.

Postei em meu perfil no twitter há uns dois ou três dias que o surgimento de vários eventos a área de comunicação no Vale do Paraíba é um claro indício de um maior amadurecimento de nosso mercado. São eventos gratuitos e pagos. E eles vêm tendo público cada vez maior.

Sempre acreditei que eventos, palestras, seminários e cursos rápidos são excelente ferramenta de aperfeiçoamento. Tanto é verdade que ao longo das minhas passagens na coordenação da habilitação de publicidade e propaganda do Curso de Comunicação Social da Unitau procurei criar, com apoio de colegas professores e profissionais de mercado, um calendário de eventos que abrangesse diferentes áreas da atuação profissional em comunicação. Também por acreditar nisso, apoio e incentivo a participação de um grande número de alunos no Festup (Festival Universitário de Propaganda, promovido pela APP Setor Estudantil todos os anos na FAAP em São paulo) e em outros eventos externos.

Devemos nos esforçar (todo os setores do mercado) para apoiar sempre eventos que tenham como foco a formação de profissionais melhores, mais capacitados. Profissionais que possam, efetivamente, seguir modificando para melhor o mercado de comunicação mercadológica de nossa região. Devemos nos voluntariar, devemos patrocinar, devemos ajudar na divulgação. E não só esperar que as coisas venham.

Faz parte de nosso show. Um show que deve ser cada vez maior. E melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *