Mercado em aquecimento

Ensaios fotográficos aquecem setor

Exposição pessoal e clicks instantâneos demandam por fotógrafos cada vez mais criativos

Eternizar momentos através da fotografia sempre foi uma prática comum na sociedade. Casamento ou aniversário, a máquina fotográfica sempre esteve presente. Mas a tecnologia trouxe algumas mudanças para o mercado fotográfico.

De acordo com o docente da área de comunicação e arte do Senac Guaratinguetá, Álvaro Bubola Possato, a constante exposição pessoal, principalmente nas redes sociais, aqueceu o mercado fotográfico. “Estamos vivendo um momento de exposição pessoal muito interessante. A publicação das fotos é imediata e tanto fotógrafos quanto modelos se utilizam disso. As redes sociais aguçam a curiosidade das pessoas pelas fotografias dos profissionais e quanto mais criativo e constante ele for em suas publicações, mais seguidores e mais pessoas o procurarão”, comenta.

unnamed (1)
E foi de olho nesse mercado crescente, que Camila Dalcin procurou um curso para dar início à carreira de fotógrafa. “Amo fotografia e quis fazer dela minha profissão”, conta a ex-aluna do curso livre Formação Básica em Fotografia, do Senac Guaratinguetá. Ela já realizou diversos trabalhos na área, como aniversário infantil, ensaios femininos e até fotos para o catálogo de uma loja. Para ela, para se destacar no mercado é preciso se reinventar. “Acho que o maior desafio da fotografia é ser ousado e ser criativo, porque o acesso às câmeras profissionais todos têm, o diferencial é você quem faz”, revela.

Dicas do especialista
Segundo Álvaro Possato, para ingressar no mercado fotográfico é preciso ter equipamentos básicos de fotografia, que incluem câmera DSLR (sigla em inglês para câmera digital single-lens reflex, que em uma tradução livre seria “digital de reflexo por uma lente”), flash externo, tripé e rebatedor. “Um portfólio também é essencial para se tornar conhecido. Vale expor as fotos nas redes sociais, e esbanjar criatividade na produção”, conta.

Fotos com smartphones
Os smartphones estão cada vez mais poderosos quando a questão é fotografia. E para quem gosta de brincar de fotógrafo, segue duas dicas do docente do Senac Guaratinguetá para tirar uma foto perfeita com o celular:
As fotos horizontais precisam estar em linha reta:

unnamedSeguir a regra do terço para ter um enquadramento perfeito:

unnamedSeja um fotógrafo
O Senac Guaratinguetá está com inscrições abertas para cursos livres em fotografia. Confira:

Formação Básica em Fotografia
Fotografar cenas, utilizando recursos fotográficos essenciais de um equipamento digital manual, formando uma cultura fotográfica e senso crítico acerca de sua produção, a fim de obter imagens com qualidade.
Data: 12/4 a 3/5
Horário: 18 às 22 horas, segunda a sexta-feira

Tratamento de Imagens para Fotógrafos
Tratar imagens digitais, por meio de recursos e ferramentas do Photoshop, a fim de melhorar as imagens capturadas e atender às estéticas visuais de cada trabalho.
Data: 14/5 a 23/7
Horário: 9h30 às 12h30, sábado

Introdução à Fotografia Digital
Capacitar o fotógrafo amador sobre os princípios básicos do manuseio de câmera digital, conceitos fundamentais das imagens digitais e a preparação das imagens para a impressão e internet.
Data: 4/7 a 18/7
Horário: 13 às 17 horas, segunda, quarta e sexta-feira

Serviço
Local: Senac Guaratinguetá
Endereço: Avenida Doutor João Baptista Rangel de Camargo, nº 50, Centro
Informações e inscrições: (12) 2131-6300 pelo Portal www.sp.senac.br/guaratingueta​ ou pessoalmente na unidade.

Fonte: KMS Comunicação e Marketing – Bruna Sales

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *