Mostra de Mazzaropi no Via Vale

Mostra conta com fotografias das gravações, paineis com tirinhas e cartazes dos filmes

A Universidade de Taubaté (UNITAU), em parceria com o Instituto Mazzaropi e o Via Vale Garden Shopping, realiza entre os dias 9 e 30 de junho a exposição “Mazzaropi” na Praça de Eventos do Via Vale Garden Shopping. A mostra conta com os cartazes originais dos filmes de Mazzaropi, fotografias produzidas durante a filmagem das cenas e paineis com tirinhas do Jeca Tatu.

O evento é uma homenagem ao autor e produtor de dezenas de filmes –no dia 13, é completado o aniversário de morte de Mazzaropi.

Todo o acervo de fotos e cartazes foi disponibilizado pelo Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH) da UNITAU, instalado no Solar da Viscondessa em Taubaté. O Centro realiza um trabalho de conservação do acervo histórico da Universidade, que documenta grande parte da história da cidade de Taubaté e do Vale do Paraíba.

O CDPH conserva mais de 5.000 imagens das gravações dos filmes de Mazzaropi, além dos cartazes de divulgação produzidos pela própria PAM (Produções Amacio Mazzaropi) Filmes para a publicidade das obras. As fotografias retratam o artista e diversos atores durante as filmagens. Para a exposição, foram selecionadas 50 fotos, de 18 filmes.

“Esses documentos formam um acervo muito rico, que foi doado para a Universidade e fica em arquivo. Os pesquisadores, quando procuram o CDPH, utilizam as cópias das fotos digitalizadas. A exposição vai contar com os originais”, disse o coordenador do Centro, Prof. Dr. Mauro Castilho.

A exposição também receberá painéis de tirinhas do Jeca Tatu, criado e interpretado por Mazzaropi. As histórias desenvolvidas pelo cartunista Bruno Fonseca abordam temas da atualidade, como, por exemplo, a crise da água em São Paulo e o aumento do preço da gasolina. Esse material foi disponibilizado pelo Instituto Mazzaropi.

Fonte: ACOM/UNITAU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *