O pacote (quase) completo

O mercado de comunicação do Vale do Paraíba está bastante aquecido. E volta e meia  me perguntam como fazer para conseguir entrar nesse mercado tão disputado. Não há uma única resposta. Resolvi listar algumas dicas que podem ajudá-lo a disputar as muitas vagas de estágio que têm pintado no mercado de comunicação do Vale do Paraíba:

1 – Sua carreira profissional começou no seu primeiro dia de aula na faculdade. Se você quer conseguir ter indicação de professores e colegas de sala, tenha um bom comportamento desde o início de seu curso. Demonstre interesse pelas aulas e falte só quando for absolutamente necessário.

2 – É continuação do primeiro tópico: faça seus trabalhos escolares como se estivesse fazendo para uma empresa. Faça-os todos no melhor e mais alto nível possível, cumprindo prazos de entrega e buscando boa apresentação sempre.

3 – Busque construir relação com seus professores além do horário de aulas. Procure-os, troque idéias, mostre interesse (verdadeiro, não adianta só puxar saco) e voluntarie-se em projetos com os quais se identifica.

4 – Faça todos os cursos, seminários, palestras, atividades complementares e treinamentos que puder. Não adianta dar a desculpa de que não tem tempo e/ou dinheiro. Há muita coisa gratuita por ai.

5 – Leia, leia e leia. De tudo um pouco. Mas busque, principalmente, aquelas leituras obrigatórias de sua área. Preste atenção nas dicas de livros dadas por profissionais e professores. Siga sites e perfis interessantes na rede para colher boas dicas de leitura. Leia antes, saiba antes, conquiste antes.

6 – Escolha/busque uma área de foco. Seja generalista, mas com um foco mais delineado em uma determinada função. E busque muita informação sobre essa função.

7 – Antes de disputar uma vaga de estágio faça o dever de casa: pesquise tudo sobre a empresa que está oferecendo a vaga. Procure saber antecipadamente como será o processo seletivo. O que terá mais peso na seleção?

8 – Esteja atento para descobrir as vagas antes dos outros. Descubra quais os melhores canais de divulgação das vagas para estágio e/ou emprego.

9 – Procure dominar uma língua estrangeira, notoriamente o inglês. Mas não deixe de lado, de modo algum, a busca de um ótimo conhecimento da língua portuguesa. Ter um bom texto é fundamental. Não há profissional realmente competente em comunicação sem domínio do velho “português”.

10 – Seja sério (sem precisar ser chato), comprometido com sua formação, honesto e ético. Respeite a todos. Seja uma boa pessoa. Isso é um fator decisivo, pode acreditar!

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

1 pensou em “O pacote (quase) completo

  1. Pingback: Tweets that mention O pacote (quase) completo -- Topsy.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *