O que eu faço? Faço Mídia!

Hoje é Dia do Mídia

Ele já ridicularizado. Ele já foi incompreendido. Já foi visto como profissional de segunda linha.

O tempo passou. Veio a importância maior do marketing nas empresas e sua busca por planejamento e eficácia. Veio uma concorrência muito maior entre marcas, produtos e serviços cada vez mais semelhantes. Veio a profusão de canais de comunicação e pontos de contato com os públicos. E veio a mudança no perfil do profissional de mídia, do departamento de mídia e da atividade de mídia.

Veio a valorização. Aguardada. Merecida!

Num ambiente em que tudo é ou pode ser mídia o profissional de mídia deve estar preparado para identificar estratégias para melhor conversar com os públicos das marcas/produtos e serviços. Neste ambiente relativamente novo o profissional de mídia deve também mostrar sua capacidade de integração. Ele deve ser um integrador de disciplinas e estratégias de ação.

Algumas coisas não mudaram: a busca incessante pela melhor negociação, pelo melhor espaço, pela rentabilidade acima de tudo. Veicular custa caro. Os clientes sabem disso. E querem a melhor relação custo-benefício sempre. E estão certos. Nós temos que entregar isso. É nossa obrigação.

Outra coisa que não mudou ainda, infelizmente, é o descaso da maior parte das agências do Vale do Paraíba com a área e o profissional de mídia. Mas tenho fé!

Para atender a todas as demandas atuais – que só valorizam a atuação do mídia – uma coisa se torna indispensável: formação. Os mídias devem se preparar muito e sempre. Buscar cursos, oficinas, treinamentos e palestras. Devem “fuçar”no digital. Devem acompanhar as campanhas desde o briefing.

Eu sou sempre suspeito. Adoro essa área. Leciono mídia há 21 anos. Já foi quase impossível… lembro de quando, num primeiro dia de aula, entrava na sala e escrevia meu nome e o da disciplina. Ouvia sempre alguns comentários bem negativos. Hoje isso quase inexiste. E tenho o orgulho de ter no mercado do Vale do Paraíba e até no disputado mercado de São Paulo, alunos e ex-alunos que abraçaram a causa e hoje são profissionais de mídia. Deixo aqui meu abraço especial a todos eles.

Feliz Dia do Mídia! Nós merecemos!!!

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *