Parceria entre Kantar e ABOOH

ABOOH e Kantar IBOPE Media trabalham em parceria para monitoramento de OOH

Associação e empresa de pesquisa incrementam a coleta de informações para monitoramento da mídia OOH

unnamed-3

O atual cenário da comunicação no Brasil – com diversas formas de distribuição de conteúdo e de contato com o consumidor final – desafia e estimula o mercado publicitário a investigar métricas que fortaleçam as tomadas de decisões. Mais escolhas geram maior necessidade por informação. Nesse contexto, o out of home, nos últimos anos, é uma das mídias que mais avançou, seja por meio dos novos formatos ou pela sua presença em múltiplos espaços.

Com o intuito de apresentar para o mercado este movimento, além de quais marcas e ambientes elas estão presentes, a Associação Brasileira de Out of Home (ABOOH), a Kantar IBOPE Media, o Grupo de Midia de São Paulo e empresas do setor vêm trabalhando em conjunto há dois anos para alinhar uma estratégia de medição do investimento publicitário ainda mais detalhada sobre este meio. Neste período, o grupo investiu no desenvolvimento de estratégias, ferramentas e softwares que permitiram a implantação do modelo de declaração de campanhas na cobertura do serviço de monitoramento publicitário da Kantar IBOPE Media.

A ferramenta permite monitorar os investimentos publicitários das marcas aplicados nos principais veículos de comunicação do País, disponibilizando o total das verbas destinadas à publicidade nos meios e indicando a priorização de mercados, sazonalidade, rentabilidade de campanhas e o desempenho de diversas categorias de produtos. A partir da adesão de novas exibidoras, como a BRMalls, Elemidia, Eletromidia, Onbus e Outernet, de 22 mercados monitorados, em 2015, alcançou 48 em 2016. Além de parte do setor de outdoor, mobiliário urbano e edifícios, estão sendo reportadas empresas presentes em estabelecimentos comerciais (academias, hotéis, shopping centers, supermercados etc.) e transportes (metrô, trens e ônibus).

“Chegar nesse resultado foi um passo importante. Entretanto, seguimos com o compromisso de buscar novas empresas representativas nos demais formatos de OOH, estáticos e digitais, para melhor retratar a real cobertura. Entendemos que, por não contarmos ainda com toda a diversidade de segmentos e empresas pelo país, esse cenário ideal está aquém do número real do meio, em nossa base de investimento atual. Estamos otimistas que, a médio prazo, as informações reportadas refletirão a ascensão do espaço em publicidade realizada no meio”, garante Eduardo Alvarenga, presidente da ABOOH.

Segundo ele, é fato que para a Kantar IBOPE Media coletar as informações, o número final depende das empresas dispostas a declarar as campanhas veiculadas dentro de parâmetros definidos pelo Instituto. “Hoje, esse é um caminho que vamos conquistar juntos”, explica Alvarenga.

“O Out Of Home é um meio que representa mobilidade, inovação e tecnologia para engajar o público às marcas. Chegar nessa ampliação e segmentação de setores foi um passo importante para melhor retratar a cobertura. De maneira única e exclusiva no mercado, conseguimos reunir dados integrais de todo o movimento dos anunciantes realizados no OOH”, afirma Rita Romero, diretora executiva do Monitor da Kantar IBOPE Media.

Fonte: Lucia Faria Comunicação Corporativa – Marco Barone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *