Redes sociais e a lingua portuguesa

O conteúdo passa pela lingua

Muito se tem discutido e escrito sobre a importância do conteúdo nas redes sociais. A importância de encontrar “a voz da marca”ou o “tom do discurso”nas redes sociais. É claro que o conteúdo tem mesmo enorme importância, assim como um planejamento e uma estratégia claramente definidas a partir de um plano geral de comunicação. Entretanto, uma questão igualmente importante é: que profissional irá efetivamente produzir o conteúdo. Isso é de suma importância, principalmente porque boa parte da comunicação na web é escrita. É texto. E, portanto, deve haver um enorme cuidado para que os textos sejam bem produzidos. Eles devem ser, em resumo, bem escritos. E não é o que vemos por aí, nas redes sociais. Há muito texto mal feito, com erros graves de lingua portuguesa e com sérios problemas de coerência e coesão.Muitas vezes o texto não consegue dizer claramente o que pretende dizer pois está mal escrito e as ideias nele contidas estão mal elaboradas.
As empresas de comunicação digital que operam redes sociais para clientes devem saber da importância e da responsabilidade pela produção de bons textos e boa linguagem. Os anunciantes (produtos/marcas/serviços) devem estar atentos a isso igualmente e cobrar/fiscalizar a produção de conteúdo.

Também podemos ver o pouco (ou nenhum) cuidado com a nossa querida lingua portuguesa nos comentários e posts colocados por pessoas físicas nas redes sociais. Devemos tomar cuidado com a qualidade dos textos que colocamos na web, uma vez que nas redes podemos construir um sólido capital social. Devemos encarar as redes sociais como uma ferramenta espetacular para a construção de nossa própria maraca. A marca pessoal. Para tanto, temos que nos esmerar nos textos.

Vejo frequentemente pessoas levantando pontos relevantes nas redes, mas com textos tão mal contatenados que a causa, o ponto levantado, já começa perdendo credibilidade no nascimento.

O conteúdo é mesmo uma das coisas mais importantes, senão a mais, no uso das redes sociais. Mas bom conteúdo passa sempre pelo bom uso da nossa lingua. Fique atento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *