Semana de Design na Fatea

Essa vem direto do site da Fatea

Semana de Design da FATEA promove corrida de soap box e desfile de modas futurista

A Semana de Design da FATEA (Faculdades Integradas Teresa D´Ávila), em Lorena, de 3 a 6 de novembro, promove diversas palestras e uma série de atividades que estimulam a criatividade e capacidade de projeto dos alunos. Duas dessas ações são abertas ao público: o desfile de modas, em 4 de novembro (terça), às 20h, e uma corrida com carros de papelão, também chamados de Soap Box, no dia 5 (quarta), às 19h30.

fatea design

Desfile

Semana de Design da FATEA promove corrida de soap box e desfile de modas futurista

Com o tema “Ficção: os limites da realidade”, o DIF 2014 (Desenho Industrial Fashion) é a 17a edição do evento e vai trazer dez modelos desenvolvidos pelos alunos da disciplina “Linguagem Visual” do curso de Design. O desfile segue o formato padrão de desfile de moda convencional, com passarela, espectadores, área reservada para jurados e imprensa.
A variedade de materiais utilizados não tem limites.

Sobre um croqui de moda realizado em sala, os alunos escolhem os materiais que melhor representam as ideias, os efeitos, as texturas e volumes criados. Para isso utilizam-se de papel, arame, tecido e material plástico em geral. Até compostos orgânicos já foram utilizados, como folhas, galhos ou argila (para maquiagem).

“O desfile é a síntese de um trabalho maior de pesquisa e desenvolvimento que dura um semestre”, explica o coordenador do Curso, Paulo Pina. “A ideia é que os alunos realizem, a partir do tema, uma grande pesquisa de tendências de moda e, utilizando as ferramentas metodológicas do design, componham uma peça (roupa) que posteriormente será apresentada na forma de um desfile”.

Corrida

Semana de Design da FATEA promove corrida de soap box e desfile de modas futurista

Um dos destaques do evento é a corrida de carros do tipo “Soap Box”, construídos com caixa de papelão, rodas, sistema de freios e sem motor. O nome soap box vem do fato que,originalmente, eles eram elaborados com caixas de sabão. Eles também são chamados de carros movidos a gravidade, pois não têm motor e são feitos para descer a ladeira.

Os carros serão construídos pelos alunos do curso. Serão 5 equipes com 5 veículos feitos pelos alunos do terceiro ano de Design da FATEA. Eles participarão de duas provas de velocidade: descida livre (Down Hill) e descida com obstáculos (Slalom). As provas acontecem na rua Joaquim Azevedo Figueira, atrás da Fatea.

A carroçaria do veículo deverá prioritariamente ser confeccionada com papelão, contudo, os chassis e o assoalho poderão receber outros materiais.

O desafio faz parte da disciplina de Projeto de Engenharia do Produto I. A ideia é desenvolver um veículo capaz de descer um plano inclinado movido apenas pela gravidade, a Força G”, explica o responsável pela disciplina Prof. Nelson Matias. Por isso, a corrida recebeu o nome de G-FORCE – Soapbox Cardboard.

Parte da avaliação será relativa a aspectos como estética, color & trim, desempenho no deslocamento do veículo, resistência mecânica, adequação ergonômica e dirigibilidade (direção e frenagem).
Serviço: Semana de Design da FATEA

DIF 2014 (Desenho Industrial Fashion)

Data: 4 de novembro – terça-feira

Horário: 19h30

Local: jardim da Fatea

Corrida Soap Box

Data: 5 de novembro – quarta-feira

Horário: 19h30

Local: na Rua Joaquim Azevedo Figueira, ao lado da Fatea

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *