Temos uma nova articulista. Confira!

Carla Barreto estréia no Publicitando

Olá pessoal do Publicitando, sou Carla Barreto, Publicitária recém-formada e aficionada por Inteligência de Mercado, com curso da área pelo Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado – IBRAMERC. Trabalhei na Amsted Maxion Industries aperfeiçoando dia a dia, novas estratégias, táticas e insights. A partir de hoje quinzenalmente postarei assuntos sobre essa área em ascensão.
Vamos iniciar essas postagens, conhecendo esse novo mundo do IM, Inteligências de Mercado, conhecido por alguns por Inteligência Competitiva ou Bussiness Inteligence. A Inteligência de Mercado é uma área que surge nos setores de Marketing para dar suporte ás áreas de planejamento, gestão, e criação.. Sendo muito eficaz ao ser aplicado no ambiente corporativo, a IM, é uma excelente ferramenta utilizada também nas agências de publicidade, por exemplo, na compreensão detalhada do branding obtendo informações importantes sobre o mercado de cada cliente.

1061052_542034512529905_714782753_n

Carla Barreto, a nova articulista do Publicitando, vai trazer quinzenalmente textos e informações sobre Inteligência de Mercado.

O Analista de IM, é o profissional responsável por:
• Buscar o maior número de informações eficientes e pontuais, trazendo soluções para as dúvidas que o mercado gera. Para tanto ele utiliza uma rede de informações, seja de pessoas, da internet em geral ou da social media.
• Qualificar essa grande enxurrada de informações criteriosamente e assim trazer a tona questões não pensadas.
• Compreender o branding, monitorando o market share, que revela as relações e exteriores e interiores da empresa e da marca.
Através da IM, muitas empresas tais como, Votorantim , Embraer, TAM e Schincariol monitoram seus concorrentes a todo segundo, compreendendo melhor tudo que ocorre no mercado em tempo real. Assim, como vemos em filmes investigativos, a rotina da área de IM, possui esse olhar de buscar resoluções ágeis e estar sempre um passo a frente do concorrentes, compreendendo e propondo soluções aos seus clientes.
Utilizam de pessoal qualificado e ferramentas; Business Inteligence são softwares para captar e filtrar essas informações por tipo de interesse. E outras práticas e ferramentas tradicionais tais como Matriz BCG, Análise SWOT, 5 forças de Poter, Cenários e etc, e muitas novas estratégias.
Mais do que Gestão de crise, a IM vem pra ficar nesse mercado competitivo e diferenciado com resultados que trazem o que as empresas querem hoje em dia, conseguindo mensurar de uma forma mais direta o ROI (Return on Investiment), sendo possível localizar de onde e como as idéias surgiram, e seu processo de como foi transformada em solução e resultado, e seu feedback.

Envie suas dúvidas e sugestões para os próximos textos. Para maiores informações e consultoria podem enviar e-mail para : carlabarretodd@gmail.com

1 pensou em “Temos uma nova articulista. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *