Uma pergunta

Perguntando para uma jornalista

O “Uma pergunta” resolveu questionar quem geralmente questiona: um jornalista. E fomos conversar com uma jovem jornalista que atua na área de assessoria de comunicação/imprensa, a Bruna Sales.

A Bruna é graduada pela Universidade de Mogi das Cruzes, foi estagiária do Jornal Mogi News e Diário do Alto Tietê e editora do portal Bombarco, especializado em conteúdo náutico. Atuou como assessora de imprensa do Banco GMAC, Hotel.info e Isover, pela agência Casa da Notícia.

Foi assessora de comunicação na Prefeitura Municipal de Caçapava e assessora de imprensa na agência KMS Comunicação, atendendo as unidades do Senac Guaratinguetá e São José dos Campos.

Hoje atua na agência Cápsula – Vale do Paraíba, com atendimento a clientes na área de moda, gastronomia, saúde, beleza, bem-estar e negócios.

guten6

Vamos a pergunta:

Qual o principal desafio para o jornalista que atua com assessoria de comunicação?

O primeiro desafio a vencer nesta área é fazer o cliente entender a importância da assessoria de imprensa ou comunicação, para a empresa ou profissional em questão. Muitos ainda não sabem o que é, ou não entendem como a assessoria pode impactar de forma positiva e grandiosa nos resultados eficazes de comunicação.

E essa dificuldade é nitidamente vista na nossa região. O Vale do Paraíba, apesar de possuir grandes empresas e marcas, ainda é uma região que peca muito na forma de se comunicar.

A assessoria de imprensa vai muito além da foto publicada na coluna social, ela constrói a imagem, dá credibilidade, e estrutura o profissional e/ou a empresa para voos mais altos e caminha além das fronteiras, alcançando o público alvo de forma certeira e promovendo uma comunicação de perto.

O segundo desafio é o cliente perceber que para a construção de uma boa imagem leva-se tempo, e nada é de uma hora para outra. Vivemos um dia a dia corrido e concorrido. Nas redações chovem e-mails com sugestões de pautas e emplacar aquele cliente na matéria não é coisa fácil. É preciso habilidade, calma, jeitinho, e acima de tudo, ideias e dados concretos que sejam de interesse público. Quando um cliente quer estar além da coluna social, ele precisa ter calma e sabedoria para entender que pode demorar, mas aquela participação na reportagem do jornal das 19h vai acontecer e vai mudar a forma do seu público te enxergar.

A assessoria de imprensa é primordial para as empresas e profissionais que acreditam que a comunicação é uma arma poderosa para o sucesso e reconhecimento. Quanto mais você aparece, mais você é lembrado, e quanto mais você é lembrado, mais você vende, mais você se torna referência. E que empresa e profissional não quer ser lembrado?

Uma ideia sobre “Uma pergunta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *