Veibras faz a festa no Dia do Chevrolet

S. José comemora Dia do Chevrolet

Para marcar data, concessionária da GM expõe uma raridade: o primeiro veículo fabricado pela montadora no Brasil em 1925

Primeiro carro da GM no Brasil

São duas histórias de conquistas que muitas vezes se misturam, São José dos Campos e a General Motors do Brasil. Para marcar esse elo, a cidade comemora no próximo domingo o Dia do Chevrolet, uma data criada em 1995 e que hoje faz parte do calendário oficial do município.

A festa fica por conta da Veibras

A maior rede de concessionárias da GM na região promove de 2 a 7 de julho uma semana especial para festejar o Dia do Chevrolet, comemorado sempre no primeiro domingo do mês. Além de um bolo pela data, a ser cortado no dia 5, em café da manhã festivo, a Veibras terá outras atrações em sua loja principal, em São José dos Campos, entre elas uma que vai chamar a atenção de muita, muita gente, apaixonada por automóveis, apaixonada por história ou por ambos: o primeiro veículo produzido pela GM no Brasil.

Trata-se de um furgão para entregas urbanas, da marca Chevrolet, montado em 1925 na primeira fábrica da GM no país, localizada no bairro do Ipiranga, em São Paulo, a partir de peças trazidas dos Estados Unidos. Essa raridade é um dos tesouros guardados na fábrica da montadora em São José dos Campos. Ao lado dele, no saguão de exposições da Veibras, estarão, de 2 a 7 de julho, outros carros que também fazem parte da história da montadora no país, como exemplares da linha Opala, cujo lançamento completa 50 anos em 2018.

Mas não é só. A festa do Dia do Chevrolet da Veibras, no dia 5, também vai ser palco para a GM entregar o prêmio “Boas Ideias 2018” a funcionários que apresentaram as melhores sugestões criativas para redução de custos ou simplificação da produção na unidade de São José dos Campos.

E para transformar a festa em benefício para a comunidade, a Veibras promove de 2 a 7 de julho uma ação solidária: a cada test-drive ou serviço realizado fora da garantia nesse período, a concessionária doará 1 litro de leite a uma entidade social da cidade. Uma forma de retribuir à comunidade todo o apoio e carinho recebido pela Veibras ao longo de mais de 60 anos de história.

Celebração

Para Rafael Davoli, o diretor do Grupo Davoli, que administra a Veibras, a data é um momento de celebração de uma parte importante da história do Vale do Paraíba. “É uma oportunidade de ampliarmos a integração da empresa com a comunidade. A GM está há mais de 60 anos na cidade, se contarmos desde o início da construção da fábrica, e sempre foi recebida com muito carinho pelos moradores”, disse.

Tópicos sobre a GM em São José dos Campos

– O complexo industrial de São José dos Campos é um dos maiores do país,
com 2,7 milhões de metros quadrados de área total e de 500 mil m2 de área construída.
– A história da GM na região começou na década de 50 com a procura de um terreno junto à Estrada de Ferro Central do Brasil às margens da Via Dutra e no eixo São Paulo-Rio, para a construção da fábrica que iria produzir motores para caminhões. A compra do terreno foi em 1953.
– Em 18 de agosto de 1958, nascia a Veibras, ainda sob o nome de Willbras. Em 2018, a concessionária completa 60 anos.
– Em 1959, a GM inaugurou oficialmente a fábrica de São José dos Campos, em solenidade com a presença do presidente Juscelino Kubitschek.
– Para receber diretores, engenheiros e autoridades, a GM construiu o primeiro hotel de alto padrão da cidade, localizado na área da fábrica. Essa construção existe até hoje, embora não funcione mais como hotel.
– Também por iniciativa da GM, apoiada por entidades classistas da cidade, São José dos Campos ganhou sua primeira unidade do Corpo de Bombeiros, no início dos anos 60.
– O projeto de lei para criação do Dia do Chevrolet foi apresentado pelo vereador José Laurindo Portela e aprovado pela Câmara em 1995. Desde então, o Dia do Chevrolet faz parte calendário oficial de eventos da cidade, comemorado todo primeiro domingo do mês de julho.

Fonte: Matéria Consultoria & Mídia – Nathalia Barcelos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *