Você conhece a cuponagem digital?

A cuponagem digital está com tudo

por Josué Brazil

A área de Promoção de vendas sempre foi importante e decisiva para o mundo dos negócios, principalmente para o segmento de varejo.

A promoção de vendas é uma ferramenta de marketing que serve como reforço temporário para criar interesse extra na aquisição de um produto ou serviço. Inclui descontos temporários, ofertas especiais, concursos, brindes, sorteios etc.

De forma menos precisa, podemos dizer também que a promoção de vendas é qualquer esforço para encorajar a aquisição de um produto ou serviço. Segundo a American Marketing Association, são promoções de vendas as atividades que suplementam a venda pessoal e a propaganda, coordenando-as através de exposições, exibições, mostruários e outros meios rotineiros.

Itens promocionais

Há vários itens promocionais que podem ser trabalhados. Mas um em especial chama a atenção neste momento: a CUPONAGEM. Trata-se de distribuição de cupons através de anúncios ou por volantes entregues de porta em porta, dando direito a um desconto especial na compra de determinado produto. Poderá também ser feita através de cupons que deverão ser juntados à proporção que o consumidor vá comprando o produto. Cada cupom tem um valor e quando sua soma atinge determinado total, o consumidor troca-o pelo prêmio. Finalmente, pode-se organizar uma promoção à base de selos com vários prêmios relacionados num catálogo. Cada prêmio exigirá certo número de selos e o consumidor pode adquirir quantos prêmios quiser, desde que colecione os selos necessários.

A cuponagem na internet

Com o surgimento e a grande expansão da internet, inclusive como ferramenta de comercialização de produtos e serviços, era natural que a cuponagem chegasse ao mundo digital.

Depois das compras coletivas, outra ferramenta na internet pode entregar vantagens aos consumidores: os sites de cupons de desconto, incluindo vouchers (vales) que abatem preço de produtos ou serviços. E o melhor: na maioria das vezes, não é preciso pagar antecipadamente.

Chegamos, portanto, à era da cuponagem digital.

Há pelo menos duas modalidades principais de funcionamento dos sites de cuponagem: aqueles em que se de graça o cupom de desconto e aqueles em que se paga um pequeno valor.

Nos sites gratuitos, basta o consumidor se cadastrar e imprimir a promoção. Assim como os vouchers de compras coletivas, as promoções através dos cupons têm regras, como prazo de validade e dias de uso. O mesmo vale em sites em que é preciso pagar pelo cupom – com cartão ou boleto bancário.

Há vários players neste mercado, como o Cupom.Org, o Formula Off, o Cuponeria e o Freepon. Cada um deles tem um modelo de atuação.

Vale a pena, seja você empresa ou consumidor, ficar de olho neste filão novo e atraente da promoção de vendas e dos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *