A base de tudo é a base

Ninguém vai longe em atividade nenhuma se não construir uma base sólida. Não adianta querer colocar o carro na frente dos bois. Primeiro aprenda os fundamentos. E bem. Depois cuide do aprimoramento e expansão dos conhecimentos.

Parece óbvio o que escrevi acima, não é? Mas muita gente despreza os fundamentos da sua profissão/atividade. E isso causa sérias distorções na hora do exercício profissional. Então, preste muita atenção, principalmente aqueles que ainda estão nos primeiros anos das faculdades de propaganda, nas aulas que ensinam o básico. As vezes pode parecer chato, teórico, mas, acredite, é fundamental. Conhecer o vocabulário da propaganda, sua história, seus fundamentos, é vital.

Quem foi ou é meu aluno sabe que adoro misturar esporte com propaganda para explicar/exemplificar algumas situações e/ou conceitos. Então lá vai: jogávamos o campeonato paulista de handebol (segunda divisão) e o time, apesar de se esforçar, correr e ter várias movimentações bem ensaiadas, não vinha jogando bem e perdia jogos até fáceis. Um dia um ex-técnico assistiu a um dos nossos jogos.Ele era muito amigo do então técnico e por isso teve liberdade para depois da partida vir conversar com todos e dizer: vocês tem um time bom, fazem excelentes jogadas, mas o passe está péssimo. Dali para a fente a primeira meia hora de qualquer um de nossos treinos era para treinar passe. Todo tipo de passe do repertório do handebol era exaustivamente repetido. Chato, cansativo, um porre? Pois o time melhorou muito, voltou a vencer e jogar com alegria. Fundamento!

Na propaganda é a mesma coisa. Aprenda bem os fundamentos, os rudimentos de sua atividade. Depois tudo vem mais fácil. O diretor de arte não fará layouts incríveis se primeiro não aprender o que é centro ótico e ponto de repouso da leitura. O redator não fará bons títulos e bons textos se não dominar bem a lingua portuguesa. O planejador, para encontrar soluções estratégicas de comunicação inovadoras e relevantes, tem que saber de cor e salteado o básico de planejamento de comunicação. Um bom atendimento tem que conhecer o beabá da atividade e saber se expressar muito bem. E assim vai…

Valorize a base. Valorize os fundamentos. Só assim você construirá uma carreira sólida na propaganda. Ou em qualquer outra atividade.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

1 pensou em “A base de tudo é a base

  1. Muito pertinente ao início de um novo período letivo.
    “A base é fundamental”. E lá vamos nós outra vez, felizes e saltitantes aprender a belíssima teoria da Propaganda. rsrs

    Até lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *