Colinas Shopping celebra o Mês da Mulher

Com Elisa Lucinda e mais convidadas, Colinas Shopping celebra o Mês da Mulher em bate-papos sobre ‘feminismos’

Programação começa com a 4ª edição do Colinas Talks – Especial Mês da Mulher, no dia 15 de março, e segue com encontros mediados pela psicóloga Cris Borges, nos dias 17, 24 e 31 de março; todas as atrações são gratuitas

Leticia Soares

Com convidadas ilustres, respeitadas e cujas vozes inspiram tantas e tantos, o Colinas Shopping promove uma série de bate-papos ao longo do mês de março em celebração ao Dia Internacional das Mulheres (8 de março). O primeiro deles, que recebe a atriz e escritora Elisa Lucinda, será no dia 15 de março, no Teatro Colinas.

Na data, será realizada a 4ª edição do “Colinas Talks – Especial Mês das Mulheres”, a partir das 19h, em evento gratuito. Ao lado de Elisa, estarão a cantora e atriz Letícia Soares e a bailarina Débora Veneziani. Mediadas pela crítica literária e editora Rita Palmeira, elas vão conversar sobre o tema “Que feminismos estamos construindo?”.

Na sequência do mês, o mesmo tema será abordado em outras três mesas de bate-papo, conduzidas pela psicóloga e especialista em perinatalidade e medicina sexual Cris Borges. Ela recebe convidadas nos dias 17, 24 e 31 de março, sempre às 19h, no Espaço Cultural Colinas (localizado dentro da Livraria Leitura). A entrada também é gratuita.

Colinas Talks – Especial Mês das Mulheres

O feminismo é plural – e um “s” é muito importante quando falamos sobre o assunto. É por isso que a 4ª edição do “Colinas Talks – Especial Mês da Mulher” quer ampliar o debate, furar a bolha e mostrar por que os vários feminismos debatidos na contemporaneidade dizem respeito a todos nós.

Debora Veneziani

Portanto, como a pauta diz respeito a todos, pretende abranger variados olhares, e as convidadas representam a amplitude do tema, a fim de tornar o debate ainda mais rico e oferecer mais possibilidades de ações práticas.

Elisa Lucinda é uma poetisa, jornalista, escritora, cantora e atriz brasileira. Reconhecida no meio musical e de atuação por seus trabalhos em cinema, televisão e teatro, ela é vencedora de um Kikito do Festival de Gramado, por “Por que Você Não Chora?”, e um Troféu Raça Negra, na categoria Teatro. Elisa foi ganhadora do Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema de Gramado, pelo conjunto de sua obra, no ano de 2020. Também foi premiada no cinema pelo filme “A Última Estação”, de Marcio Curi, no qual protagoniza o personagem Cissa. O filme abriu o Festival de Brasília em 2012.

Débora Veneziani, que é de São José dos Campos, estudou teatro na USP e danças urbanas e contemporâneas em diversas escolas, inclusive em intercâmbios em Nova York, Barcelona e Senegal. Atualmente, estuda Ciências Sociais e trabalha com dança e descoberta do corpo e da sexualidade no projeto Treino da Laje, que oferece atividades físicas e inclusão social em comunidades periféricas.

Cris Borges

Letícia Soares, por sua vez, é assistente social formada pela UFF, com carreira nos palcos. Vencedora dos Prêmios APTR, Cesgranrio de Teatro, Botequim Cultural e Destaques Musical Rio como Melhor Atriz Protagonista por seu trabalho em “A Cor Púrpura”, participou de diversos espetáculos premiados, como “Besouro Cordão de Ouro”, “O Rei Leão” e “Les Misérables”. Atualmente, interpreta a personagem principal (Celie) do espetáculo “A Cor Púrpura”.

As três vão ser mediadas por Rita Palmeira, que é doutora em Literatura Brasileira pela USP e mestre em Teoria e História Literária pela Unicamp. Rita também é editora da revista Novos Estudos Cebrap e curadora de livros da livraria Megafauna.

Feminismos

Reconhecer que o racismo estrutura a sociedade, como um sistema de opressão que nega direitos, criando desigualdades e fraturas – ou seja, é muito mais do que um simples ato voluntário e individual –, pode ser paralisante, como escreveu Djamila Ribeiro, mas não devemos nos intimidar.

Dessa forma, urge massificar essas discussões – iniciadas por pensadoras como Lélia Gonzales e Angela Davis, entre tantas mais, e hoje brilhantemente conduzidas por intelectuais como a própria Djamila Ribeiro – e manter uma pauta constante de valorização de movimentos de mulheres multirraciais e pluriétnicos.

Elisa Lucinda

É por esse motivo que empoderamento e luta antirracista são debates urgentes – e é por meio da intersecção que o diálogo pode se tornar ainda mais rico e oferecer mais possibilidades de ações práticas.

Encontros com Cris Borges

Os diálogos sobre feminismos e feminilidade continuam em encontros no Espaço Cultural Colinas. No dia 17, às 19h, Cris Borges recebe as empresárias Laura Barbosa e Monica Marques para falar sobre mulheres que empreendem e lideram.

Depois, no dia 24, também às 19h, as médicas Talita Orlandi e Rosa Maria Marquezine conversam com a psicóloga sob o tema “Como escolhi envelhecer”.

Por fim, no dia 31, no mesmo horário das outras mesas, Cris Borges conversa sobre ousadia com as atletas Mariana Azevedo e Tchérena Mundin.

Todos os eventos são gratuitos, e a entrada é por ordem de chegada. A participação nos eventos é condicionada à apresentação do comprovante de vacinação contra Covid.

Memória

Este é o quarto ano seguido em que o Colinas Shopping propõe debates acerca do Mês da Mulher, sempre com vozes plurais, pioneiras e reconhecidas nacionalmente, com o objetivo de estimular a valorização de movimentos de mulheres – neste ano, especialmente, com um olhar multirracial e pluriétnico.

A primeira edição do Colinas Talks – Especial Mês da Mulher, em 2018, reuniu Clarice Falcão e Ruth Manus, que discutiram “Questões Femininas e Feministas”. No ano seguinte, as convidadas foram Fernanda Young e Joselia Aguiar, no bate-papo “Mulheres que escrevem: um diálogo sobre o feminismo”. Por fim, em 2020, as convidadas foram Marina Person e Fernanda Lensky, sob o tema “Feminismo sem caricaturas e clichês”.

Nas três edições, o Teatro Colinas ficou lotado. Em 2021, o evento foi cancelado por causa da pandemia de Covid. Neste ano, todas as pessoas envolvidas na realização do evento vão ser testadas com antecedência e vão trabalhar respeitando o distanciamento social e todas as orientações das autoridades.

SERVIÇO

Colinas Talks – Especial Mês das Mulheres

Que feminismos estamos construindo

Com Elisa Lucinda, Letícia Soares, Débora Veneziani e Rita Palmeira

Dia 15 de março (terça-feira), às 19h

Teatro Colinas

Colinas Talks – Encontros com Cris Borges

Mulheres que empreendem e lideram, com as empresárias Laura Barbosa e Monica Marques

Dia 17 de março (quinta-feira), às 19h

Espaço Cultural Colinas

Colinas Talks – Encontros com Cris Borges

Como escolhi envelhecer, com as médicas Talita Orlandi e Rosa Maria Marquezini

Dia 24 de março (quinta-feira), às 19h

Espaço Cultural Colinas

Colinas Talks – Encontros com Cris Borges

A ousadia de trilhar caminhos inusitados, com as atletas Mariana Azevedo e Tchérena Mundin

Dia 31 de março (quinta-feira), às 19h

Espaço Cultural Colinas

Fonte: CABANA | Suzane Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.