Coluna Alerta Spoiler

Um filme nacional com uma proposta diferenciada

Coluna Alerta Spoiler

Entre Nós, um termo usado por nós para demonstrar um tipo de situação de segredo ou intimidade. Mas, nesse caso entre nós é um filme nacional, que conta com atuações de Caio Blat, Paulo Vilhena, Carolina Dieckemann, Maria Ribeiro, Martha Nowill, Julio Andrade e Lee Taylor.

Uma proposta diferente que nosso cinema quis nos oferecer, saindo do comum e que mistura comédia com nosso drama social da desigualdade, Entre Nós, prende nossa atenção diante de um mistério simples, porém muito bem construído dentro de um drama entre sete amigos.

Logo no inicio, uma sequencia de cenas que mostra companheirismo, apresenta, Rafa, Gus, Lucia, Drica, Silvana, Casé e Felipe, sete amigos que aparentam ter uma irmandade sem igual, sendo recíproco um com o outro, tinham o costume de se encontrar em certa época do ano na casa de campo de Silvana, onde ficavam fazendo coisas que a idade e a juventude pedia e eles queriam. Rafa e Felipe, tinham a ‘’ganancia’’ de escrever um livro, e talvez viver disso. Rafa já tem o dele quase pronto e Felipe ainda tem um pouco de dificuldade para chegar a algo concreto do livro.

O primeiro conflito, aparece logo quando Rafa e Felipe vão até a cidade buscar mais bebida. Rafa diz que terminou seu livro, e enquanto um lê o outro conduz o carro, mas uma brincadeira estupida de Felipe causa um acidente resultando na morte de Rafael.

Cartaz_entrenosfilme.pdf

O conflito e o drama da historia é todo em torno da morte de Rafael e sobre seu tal livro que ninguém além de Felipe leu. O roteiro foi bem cauteloso, não nos escondendo exatamente o que tinha acontecido, mas deixando na verdade no ar a real situação.

O longa começa datando 1992, nos mostrando o inicio de tudo, até o acidente, pulando para 2002 para nos apresentar como os 6 amigos agora estão (lidando com a perda do amigo) após dez anos.
O cuidado do roteiro do longa é a graça de tudo, logo nas cenas iniciais mostra o carisma total que Rafael tinha com todos. Há uma cena em que um passarinho cai de uma árvore e Rafa quase cai do barranco só para ajudar a ave.

Logo depois mostra o oposto: Felipe vê um besouro de patas para cima e ao invés de ajudar simplesmente ignora. Claro, que não se compara um pássaro a um besouro, porém dá para percebemos logo de cara o caráter dos amigos.
Antes do acidente, os sete tinham escrito uma carta e enterrado, com a promessa de ler após dez anos.

O plot do filme é sobre o amigo que é o personagem de Caio Blat, Felipe. É construído em cima de um ar de mistério, feições pesadas e como se algo em sua mente o culpasse – ele rouba o livro do outro amigo após sua morte, e finge ser de autoria dele, mas esconde isso de sua esposa e dos seus amigos.

img_36632

Além desse drama inicial, o longa gira em torno dos dramas internos de cada amigo, no caso de Drica e Casé, que é um casal, Drica quer ter filhos e Casé não. Lucia é livre e não tem problemas que a afligem, tirando a falta que ela sente de Rafa e a curiosidade sobre o que o livro dizia. Lucia é ex de Gus, mas é atualmente esposa de Felipe, que subiu na vida vendendo o livro do amigo e colocando o seu nome. Gus, não esconde a falta que sente de Lucia, mas o tempo passou.

O filme nos mostra bastante também como o passar do tempo muda as pessoas. Mostra o amadurecimento e as mudanças de pensamentos conforme o tempo vai passando e com as consequências de nossos atos.
Vemos nitidamente que a ideia do filme é nos trazer uma proposta diferenciada. Sua produção e fotografia comparada aos filmes que temos nacionais é diferente . Percebemos que estamos em uma nova fase do cinema nacional.

Temos bastante cenas paradas, apenas com sons ambientes, contamos também com uma coloração diferente, bastante paisagem natural e uma paleta de cores puxada para o marrom, vemos um pouco do cinza azulado, do ferrugem, do vinho, cores que causa aquela sensação de casa de campo, tempo frio e natureza.
O enquadramento das cenas é simples, fechadas e abertas quando necessária para mostrar a integração dos amigos.

O tempo em que se passa o filme é o ano de 2002. Em conversas dos amigos são discutidas coisas como o futebol e até a política da época, citando o ex presidente Lula. Algo que é diferente dentro de diálogos dos nossos longas nacionais, quando o foco não é ‘’criticar’’ o país.

A pena é não termos um plot twiste no fim do filme, o que acontece após o acidente fica um pouco previsível sobre o que vem em seguida, quebrando o plot que poderia ter.

No fim, Lucia acaba descobrindo o que Felipe fez, e Silvana também, mas ambas não fazem nada.

maxresdefault

Lembram do besouro que citei no começo? Então, ele aparece duas vezes depois, uma perto de Lucia que se assusta e grita, e Felipe apenas olha, e no final. Quando Lucia e Felipe estão indo embora, Gus olha para a sacada de madeira da casa e vê o pobre besouro virado para cima. Cuidadosamente pega e o vira para o lado certo. Acabando o filme fica no ar se a vida dos seis amigos agora irá seguir o rumo que eles realmente queriam.

Ganhamos também de brinde nesse filme cuidadosamente construído, música de Caetano Veloso, que os próprios cantam em roda para se divertirem.

E para finalizar, lembram também do tal pássaro que Rafael salva? Foi esse tal pássaro que ele salvou que deu inspiração para que Rafa terminasse seu livro com chave de ouro.

‘’Meus queridos companheiros, de fumo e de cana, em dez anos talvez não sejamos mais tão próximos, mas espero que esse momento esteja tão repleto de carinho e sacanagem quanto nossos dias nesse presente que nos parecera talvez, tão distante. Só torço para que quando me olhar no espelho ainda me reconhecer. Quem vamos encontrar? Teremos mudado o mundo, ou o mundo a gente? E se mais uma vez uma pedra fizer três amigos um só, então serei de novo um menino cuja infância se mistura com o desejo, salvando um pássaro como a si mesmo, puro, ingênuo, quase homem… Que puta saudade do que fomos. ’’

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.