Diversidade e inclusão são destaque na primeira edição do ‘Fashion Tour’ no Taubaté Shopping

Representatividade na moda: diversidade e inclusão são destaque na primeira edição do ‘Fashion Tour’ no Taubaté Shopping

A moda como uma fiel forma de expressão nunca esteve tanto em sintonia com o seu significado como nos últimos tempos. Essa preocupação em apresentar um novo olhar sobre a moda, cada vez mais próxima da vida real, também chega ao Vale do Paraíba e região com o projeto ‘Fashion Tour’, idealizado pelo Taubaté Shopping, o primeiro centro de compras e lazer da cidade, que há mais de 30 anos mantém seus valores de respeito e de inclusão com a comunidade. A ação acontece por meio de um desfile itinerante aberto ao público, que será realizado por todo o mall, no dia 28 de setembro, às 19h30, em parceria com a revista Moda & Beleza Vale.

A iniciativa valoriza os corpos reais e as diversidades raciais, étnicas, de estética, de idade e de gênero. A multiculturalidade e a representatividade nas passarelas valorizam ainda mais as criações desenvolvidas para o lançamento das coleções primavera-verão das operações do Taubaté Shopping – que apresentam as principais tendências e novidades para a próxima estação de uma forma dinâmica para contagiar todos os clientes que estiverem circulando pelo shopping durante a ativação. O evento será embalado pela Confraria Musical, que encanta a todos por onde passa.

Para Ana Cristina Ribeiro, Gerente Geral do Taubaté Shopping, o empreendimento sempre esteve preocupado em ser um ambiente acolhedor e representativo para o público da cidade e visitantes. “Esse é um ponto de atenção que também temos durante a escolha das marcas que trazemos para compor o nosso mix de lojas. Elas também precisam expressar a multiplicidade em seus produtos”, explica Ana Cristina.

É claro que ainda há muito para alcançar, mas a diversidade e a inclusão ganharam a atenção das grandes marcas e artistas que movimentam o mercado fashion – e que puderam ser apreciadas nas passarelas da São Paulo Fashion Week N53 e na 10ª edição do Vogue Fashion’s Night Out. Em 2021, as pesquisas que foram destaque nas tendências do maior site de buscas do mundo também reflete a vontade por ressaltar a beleza que há em cada um. O termo de pesquisa que bateu recorde no último ano foi ‘positivismo corporal’.

“Mais que apoiar uma causa que está em pauta mundialmente, precisamos fazer acontecer. E esse projeto traz essa perspectiva de transformação e impacto dentro da nossa realidade”, reforça Eva Santos, coordenadora de Marketing do Taubaté Shopping – mulher jovem e negra que também já se sentiu pouco representada no universo da moda.

Curadoria de moda

A iniciativa conta ainda com a experiência e sensibilidade de Sil Leão, que atua no mercado da moda, através de consultorias individuais para mulheres que desejam se vestir com mais confiança para alcançar seus objetivos pessoais, mas respeitando a sua personalidade. Além da sua formação em cursos de consultoria de imagem, moda e estilo, Sil também é formada em Psicologia, o que torna o seu olhar ainda mais apurado para a individualidade de cada mulher. Sempre amou ajudar, observar e entender o comportamento humano de uma forma mais profunda e viu na consultoria, a oportunidade de ajudar mulheres em duas áreas que ama: moda e comportamento. “Enxergando as oportunidades desse segmento, também utilizo todo esse conhecimento para ajudar lojistas do varejo de moda através de consultorias, palestras, treinamentos e serviços que buscam não apenas apoiá-los a vender, mas agregar conteúdo de valor para sua marca oferecendo às suas clientes um atendimento personalizado e diferenciado”, comenta Sil.

Sil Leao

Além de ser a curadora oficial da iniciativa, compondo visuais que expressam toda essa pluralidade, Sil Leão dividirá com o público orientações sobre coloração e estilo para quem estiver prestigiando o projeto. Após o evento, todos os looks ficarão expostos em manequins, que farão a magia do desfile itinerante perpetuar por mais alguns dias no centro de compras e lazer.

A ação também foi abraçada por personalidades conhecidas pelo público. Entre os nomes estão Mariana Felício, apresentadora da TV Band Vale; Daniel Saullo, empresário; Abiane Souza, apresentadora da TV Aparecida; Marcela Leitte, locutora da rádio 99FM; William Sousa, modelo; Geiza Bernardes, criadora de conteúdo digital; Maitê Neves, influenciadora digital; Laysa Vectirans, modelo; Carina Valentim, modelo; Victor Carvalho, músico e influenciador digital; Astrid Cesar, apresentadora e criadora de conteúdo digital; Eva Santos, publicitária e criadora de conteúdo digital. Os influenciadores digitais mirins: Nicoly, do ‘Blog da Nicoly’ com mais de 40k seguidores; Bia do ‘Nosso Bundo Bia’ com mais de 65k; e Kayque Matias, com mais de 11k. Colaboradores das lojas e da administração do centro de compras – como o Gabriel Moreira, analista financeiro – e filhos de funcionários também irão participar do desfile.

A moda é para todos

Para valorizar ainda mais o público longevo, que representa mais de 55 milhões de pessoas, com 50 anos ou mais, no Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o desfile do Fashion Tour será aberto por essa audiência que está em ascensão, cada vez mais antenada nas tendências e preocupada com o bem-estar.

Silver Week

Para completar a ação, o Taubaté Shopping recebe a Silver Week, de 29 de setembro a 9 de outubro, iniciativa impulsionada pela ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers) e que oferece condições especiais de compra para esse público. Segundo a SPC Brasil, a melhor idade representa 7,2% da população ativa economicamente no Brasil e indica que 6 em cada 10 longevos afirmam que aproveitar a vida é prioridade.

Outras ações

O respeito à diversidade vai muito além da moda. Por isso, durante a Silver Week, acontece uma volta ao tempo. O tradicional ‘Flash Black’ e seus passinhos, com as melhores produções dos anos de 1970 a 1990, também integram a programação que destaca a importância da qualidade de vida ao lado de um leilão beneficente e a possibilidade de fazer uma tatuagem – o valor arrecadado com esta ação será doado para uma instituição da região dedicada aos cuidados de pessoas na melhor idade.

Fonte: Communicare – Camila Dezze

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.