ESPM lança laboratório de pesquisa, ciência de dados e comunicação midiática

Criado em parceria com empresas de tecnologia, o DataLab prepara alunos para o desenvolvimento de análises e estudos de mercado

A ESPM, uma das mais respeitadas escolas de negócios do país, lança na próxima segunda-feira, 3/10, o DataLab, espaço acadêmico dedicado a treinamento dos alunos nas áreas de dados, tecnologia e comunicação midiática e a desenvolvimento de projetos com empresas parceiras. O laboratório foi desenvolvido como uma martech ̶ empresa de tecnologia de dados aplicados ao marketing e à comunicação.

Nesta primeira etapa do DataLab, 21 alunos convidados passarão por um programa que inclui oficinas, workshops e capacitações nas plataformas Kantar, Zygon, Juicy, Canal do Mídia. Eles também serão treinados na linha de self service analytics, com o uso de ferramentas da Tableau (Dataprep: Tableau Prep Builder e Dataviz: Tableau Desktop) e RapidMiner Predictive Analytcs (rapidminer), e farão pesquisas (exploração, interpretação e análise de dados), baseadas nas novas demandas profissionais do mercado. O programa tem duração de cinco meses e garante certificação expedida pelos parceiros.

Segundo Paulo Cunha, coordenador do curso de Comunicação e Publicidade e um dos idealizadores do projeto, o DataLab vai atender às demandas nacionais e regionais por pesquisas, estudos, serviços técnicos e formação de recursos humanos qualificados. “A parceria está sendo firmada com grandes organizações, que criam conexões com alunos e professores em um ambiente corporativo multi empresarial”, diz.

Jorge Surian, um dos tutores do Datalab e professor de Sistemas de Informação, explica que, a partir de dados anonimizados cedidos por organizações parceiras da ESPM, os alunos buscarão padrões que contribuem para que as empresas compreendam melhor o mercado como um todo, seus clientes e a relação deles com seus produtos.

O projeto é uma iniciativa dos cursos de Comunicação e Publicidade e de Sistemas de Informação, e conta com a tutoria de Flávio Marques, coordenador do curso de Sistemas de Informação, e dos professores Jorge Surian (SI) e Diego Oliveira (CP). Adriana Cury, vice-presidente de criação da Nova/SB Brasil ESPM, e Melissa Vogel, CEO da subsidiária brasileira da empresa de pesquisa Kantar Ibope Media e presidente do Interactive Adverstising Bureau (IAB) Brasil, serão as madrinhas desta edição.

Fonte: NovaPR – William Lara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.