Falando de rádio

Todo cuidado é pouco

Ultimamente tenho tido um pouco mais de tempo livre para fazer uma das coisas que mais gosto: ouvir rádio. Alguns, ao lerem isso, dirão: não é preciso ter tempo livre para ouvir rádio, afinal ele é um dos poucos veículos de comunicação que você pode consumir enquanto faz outras coisas. Verdade! Essa é, inclusive, uma das grandes vantagens do rádio como veículo publicitário. Mas o fato é que gosto de OUVIR  rádio. Prestar atenção, perceber os detalhes, ouvir o que realmente está acontecendo nessa e naquela emissora.

Bom, voltando ao começo, como tenho tido tempo, resolvi ouvir por um período mais longo a Band Vale FM, emissora da qual sempre fui fã confesso. Ao acompanhá-la por algumas horas em alguns dias acabei por me decepcionar. E por quê? Vamos lá, tentar explicar minha decepção.

Em primeiro lugar pelo número excessivo de spots (a maioria) e jingles colocados em cada um dos intervalos. Ou, dizendo de outro modo, os intervalos (vários deles) são enormes. A rádio mantém o padrão de tocar três músicas  e sair para o intervalo, mas, em muitas ocasiões, toca apenas duas músicas e vai para o “break”. Isso é ruim, chato e irritante.

Ao falar de irritação aproveito para emendar o segundo motivo de minha decepção: há muitos comerciais ruins, nada criativos, sem qualidade e, o pior, sem nenhuma adequação ao padrão da Band Vale. Isso faz com que até eu, que adoro ouvir e ver intervalos comerciais, desista de prestar atenção. Muitos comerciais e com a baixa qualidade que se costuma ouvir é a fórmula ideal para gerar pouco ou nenhum resultado para os anunciantes.

Em terceiro lugar a emissora me decepcionou porque interrompe várias músicas antes que elas cheguem ao final. Algumas BEM antes mesmo. Não sei se é para ganhar tempo para inserir mais comerciais..! Não consigo pensar em outro motivo.

Há uma outra crítica que ouço muito de meus amigos e pessoas de meu círculo de contatos: a Band Vale FM repete músicas demais e mistura coisas de bom gosto com músicas – nas palavras de quem me fala – bregas. Concordo na maioria das vezes com tais comentários.

Quero reiterar que sou fã da emissora. As coisas que aponto aqui têm sentido construtivo. Com mais concorrência em seus calcanhares (São Paulo Rio FM e Antena 1 – essa última tocando muita música e exibindo pouquíssimos comerciais) todo cuidado é pouco.

Construir uma rádio para um público adulto e qualificado requer muita atenção a todos os detalhes. Entregar sempre programação de qualidade (em todos os aspectos) é o principal deles!

2 pensou em “Falando de rádio

  1. Boa tarde.Muito obrigado pelas sus colocações,analisaremos assumindo o compromisso de sempre fazer o melhor pela Bandvale fm,emissora com a maior cobertura regional do rádio com Musica e Informação em 102,9.

    Um Abraço;

    Glauco Guimarães
    Programação e Artistico;
    Bandvalefm 102,9/Rede Bradesco Esportes fm
    Grupo Bandeirantes de Comunicação.
    gcastro@band.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *