Mudança de nome

Principal entidade de OOH muda de nome, lança campanha e mostra a força do meio para todo o mercado

Associação Brasileira de Out of Home anuncia novo posicionamento e revela detalhes sobre Robson, o homem comum

Novos nome e posicionamento do setor para aproximar empresas de de out of home (OOH) a agências e anunciantes. Esse é um dos principais objetivos que a Associação Brasileira de Mídia Out Of Home (ABMOOH) que, a partir de agora, passa a ser denominada Associação Brasileira de Out Of Home (ABOOH), abolindo a palavra Mídia no nome, tem com o anúncio de mudanças.

Como forma de assinalar essa mudança, a associação lançou campanha publicitária, dividida em duas fases, que visava ressaltar a força do out of home (OOH). Para isso, foi criado um personagem, o Robson, e usado o inventário de todas as associadas da ABOOH para relatar atividades do cotidiano do personagem.

A mudança de nome dá o tom das transformações dessa indústria, mais abrangente e com novo paradigma para o mercado. A ABOOH representa uma mídia que cresce em tamanho e importância para agências e anunciantes. Grandes players mundiais do setor, que entraram no Brasil e já fazem parte da associação, trouxeram suas experiências de fora e as agregaram ao mercado nacional. Ao mesmo tempo, os grupos nacionais cresceram e fizeram com que o setor ganhasse ainda mais relevância no mercado.

As experiências individuais se juntaram para o bem comum da indústria. Com isso, o OOH viu crescer as possibilidades de impacto do meio, com grandes investimentos das empresas nos seus equipamentos e maior diversidade de opções. “Esse movimento proporcionou maior união entre as empresas, o que amplia a força do conjunto, da indústria e esse novo posicionamento, mais amplo, reflete exatamente isso”, afirma Eduardo Alvarenga, presidente da entidade.

Segundo ele, um dos objetivos agora é diminuir a distância entre o que o mercado entende do negócio com o que, de fato, as empresas entregam. O espírito primeiro das mudanças é a união para buscar soluções que tragam benefícios aos associados e à indústria como um todo. Uma das características do OOH, em sua opinião, é a complementariedade com outros meios, inclusive o digital.

Para aumentar a participação do setor no bolo publicitário, Alvarenga acredita que seja fundamental fornecer dados e métricas confiáveis a agências e anunciantes. “Aproveitamos o que as grandes empresas têm de expertise com métricas de OOH em outros mercados e juntamos com o que temos aqui para criar uma unidade própria. Vários estudos estão em desenvolvimento atualmente para que possamos comprovar os resultados alcançados nas campanhas em OOH”, diz.

A campanha do Robson – Mostrar a força e a penetração do out of home, usando os inventários de todos os associados. Esse foi o principal objetivo da campanha criada por Bruno Brasil e Gastão Moreira, da agência RPTO, para balizar o novo posicionamento da ABOOH. A esse trabalho juntou-se o esforço dos departamentos de Marketing das empresas associadas, que não mediram esforços para colocar a campanha nas ruas usando todo o inventário disponível. Em sua primeira fase, que teve início em 4 de outubro, o personagem Robson começou a fazer parte do dia a dia do público nos mais diversos meios em grandes cidades do País.

unnamed-7“Quem é o Robson?” foi uma pergunta que, nos últimos dias, tomou conta das conversas e gerou comentários de muitas pessoas nas ruas das grandes cidades do País. O Robson, que só tem dois amigos, usou um dos meios de comunicação que mais cresce no Brasil, o out of home (OOH), para relatar atividades de seu cotidiano. O personagem que despontou nos painéis, telas, mobiliário urbano, entre outros, foi criado para chamar a atenção para o meio e preparar o mercado para as novidades anunciadas nesta segunda-feira (17) pela principal entidade do setor.

Ele é um sujeito comum, fazendo coisas rotineiras, postando mensagens sobre seu dia a dia, sem ser diferente de qualquer pessoa que acompanhasse. Assim, o público começou a ver as mensagens do Robson em diversos meios. Ele também passou a ter fanpage no Facebook (@avidadeRobson), além de perfil no Instagram (#avidadeRobson). “Parte do crescimento do OOH está ligada à revalorização da campanha na rua, pois oferece maior presença, frequência e continuidade, além de gerar maior repercussão na população – com isso, as campanhas ficam mais comentadas. Era esse o objetivo que esperávamos atingir com o Robson – e conseguimos”, explica Alvarenga.

unnamed-8A campanha é a primeira totalmente integrada do setor, mostrando a força conjunta do meio, estático+digital, com a valorização da mobilidade, diversidade de ambientes e de mensagens dirigidas. Nos dias 13 e 14 de outubro, o Datafolha foi às ruas para entrevistar pessoas e mensurar a eficácia do meio, dados que serão anunciados no final do mês.

Na segunda fase, veiculada a partir desta terça-feira (18), o público entenderá quem é o Robson e conhecerá a nova marca da ABOOH. No novo anúncio, Robson agradece a exposição e que passou de dois para milhões de amigos. A peça leva a assinatura da entidade e das empresas que divulgaram a campanha. O mote agora é “Quem anuncia em mídia OOH, aparece”.

unnamed-9Sobre a Associação Brasileira de Out of Home (ABOOH) – Entidade que tem como associados as maiores operadoras do setor e como objetivo incentivar as relações entre os associados e o mercado publicitário, além de ajudar a disseminar o conhecimento sobre o meio, posicionando-o como uma poderosa ferramenta na construção de marcas de produtos e serviços. A entidade agrega grandes e médios players – nacionais e internacionais – que estão atuando no meio e/ou chegando ao País, com status de associados. Mais informações, no site www.abooh.com.br.

Fonte: Lucia Faria Comunicação Corporativa – Marco Barone

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.