Pesquisas acadêmicas viram documentários

TV Unitau transforma pesquisas em documentários

A série tem foco em trabalhos da área de Educação e aborda desde a alfabetização até a formação do professor
A TV UNITAU, da Universidade de Taubaté, em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, lança no próximo dia 19 de junho, sexta-feira, o projeto “Coletivando – O conhecimento muito além da sala de aula”, no salão nobre do Departamento de Ciências Sociais e Letras.

11427799_954839661247345_317669138467755602_n

Os vídeos produzidos são baseados em dez dissertações dos alunos do Mestrado em Linguistica Aplicada da UNITAU. Entre os temas abordados estão, por exemplo, o uso do cinema para o letramento, o despertar do hábito da leitura em família, as redes sociais como plataforma de educação e a importância da formação continuada dos educadores.

A proposta do vídeo é contribuir para o desenvolvimento da educação no país por meio da pesquisa e de ações inovadoras em sala de aula. Por isso, o projeto contou com os depoimentos do autor Pedro Bandeira e do cartunista Mauricio de Sousa, reconhecidos nacionalmente pela contribuição de suas obras para a educação infanto-juvenil.

A série de documentário será exibida nacionalmente pelo Canal Futura, a partir do dia 6 de julho, durante o programa “Sala de Notícias Especial”, em comemoração à semana do pesquisador.


Curiosidade sobre o Projeto
Ao longo de nove meses de produção, a equipe da TV UNITAU visitou sete cidades nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, percorrendo mais de 1.900 quilômetros. Os desafios e a realidade da educação na rede pública e privada de ensino renderam 50 horas de material gravado, 259 autorizações de imagem e depoimentos de 70 entrevistados.

Parceria TV UNITAU e Canal Futura
O trabalho em conjunto teve início em junho de 2013, por meio do programa Universidades Parceiras do Canal Futura. A proposta visa possibilitar a troca de experiência e a produção de conteúdo para os programas jornalísticos e de variedades. Nestes dois anos de parceria, a TV UNITAU já produziu mais de 55 reportagens e viabilizou a participação de acadêmicos da Universidade de Taubaté em programas de entrevista no Canal da Fundação Roberto Marinho.

Veja aqui o hotsite da série, com reportagens escritas e vídeos.

Fonte: ACOM/Unitau

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.