Empreendedores e estudantes se reúnem em Taubaté para discutir comércio eletrônico
Cerca de 40 empreendedores e estudantes participaram, no auditório do departamento de Comunicação Social da Unitau, da primeira edição do Bate-papo sobre E-commerce Vale. O evento, realizado no último sábado, 1, é gratuito e tem como objetivo fomentar o comércio eletrônico na região.
A iniciativa contou com a presença da idealizadora do projeto, Lígia Dutra, fundadora da UpaLupa, rede focada em iniciar e/ou aprimorar projetos que desejam utilizar a internet como principal canal de atuação de suas marcas. A empreendedora palestrou sobre “Seu negócio na rede”.
Em seguida, os responsáveis pela loja virtual Click Fios, de São José dos Campos, os irmãos Cristiano e Renato Nunes, mostraram o case do empreendimento regional que apostou no varejo online e aumentou seu faturamento.
O ponto alto da tarde foi o momento em que se realizou uma dinâmica. O objetivo foi fazer com que seis participantes apresentassem problemas de seus negócios online e se dividissem em grupos para discutir como eles poderiam ser resolvidos. Ao final, as novas propostas foram apresentadas e todos que estiveram ali saíram com novas ideias para seus empreendimentos.
Para a Ligia Dutra, esse tipo de atividade é importante para que as pessoas possam entender de maneira mais clara os caminhos que podem ser seguidos na atuação pela internet. “Com a dinâmica, os participantes se unem, há a junção de ideias e propostas, e sempre temos boas dicas. Eles passam a ver seu negócio de uma forma mais clara, mais promissora”, afirmou.
O evento, no Vale do Paraíba, é organizado pela empresa Vincere Comunicação, que espera promover outras 19 edições do BP em várias cidades da região, entre elas São José dos Campos, Pindamonhangaba e Guaratinguetá.
Sobre o BP E-commerce
O Bate-Papo sobre E-commerce iniciou suas atividades em abril de 2008, a partir da necessidade sentida pela idealizadora Lígia Dutra em compartilhar conhecimento e promover a solidariedade. O princípio básico do projeto é reunir profissionais para baterem papo sobre o dia a dia do comércio eletrônico e, de quebra, ajudar instituições de caridade, já que em todas as edições é solicitado aos participantes doarem 1kg de alimento não perecível.
A iniciativa, que começou timidamente em São Paulo, já passou por várias capitais brasileiras, como Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Aracaju (SE), Porto Alegre (RS), Campinas (SP), Salvador (BA), Goiânia (GO) e Belo Horizonte (BH).
O diferencial do projeto é que, além da troca de experiências pessoalmente, os participantes podem continuar aprendendo, a partir do compartilhamento de conteúdo pela internet, por meio da rede social www.batepapoecommerce.com.br.