Direto do AdNews
10 coisas que vão mudar com o iPad
Que o iPad caiu no gosto dos consumidores de tecnologia não há dúvida. A novidade é que, de acordo com uma recente reportagem publicada pelo “The Wall Street Journal”, o aparelho também é usado significativamente no mundo corporativo. A publicação americana citou diversas empresas que planejam utilizar iPads para aumentar a produtibilidade e mobilidade dos funcionários.
Conforme mais empresas resolverem utilizar o gadget, é provável que ocorra uma mudança significativa no modo como o mundo corporativo funciona. Por enquanto a utilização de “tablets” é pequena, mas as portas parecem estar se abrindo e, logo, equipes de TI serão forçadas a lidar com a nova tecnologia e suas vantagens e desvantagens. Abaixo estão algumas mudanças que o iPad fará no mundo corporativo. Os itens foram trazudidos do site Eweek.com.
1. A corrida das “armas” começa
Conforme o iPad ganha presença nas empresas, mais “tablets” virão ao mercado para competir com ele. O mundo corporativo é uma fonte bastante viável de dinheiro e maioria dos vendedores não quer abrir mão disso. Até o final de 2010, o espaço para “tablets” no mercado pode ser completamente preenchido.
2. Mais preocupações com a segurança
Como acontece com qualquer nova tecnologia, as empresas certamente terão mais preocupações com a segurança uma vez que o iPad comece a ser utilizado. Hackers verão o iPad como outra forma de acessar o conteúdo corporativo. E os gerentes de TI terão de determinar onde é mais provável que os hackers consigam invadir para reforçar a segurança nessa área. Não será fácil, mas graças ao apagamento remoto da Apple, e a outras novas ferramentas, as empresas devem ser capazes de proteger-se efetivamente.
3. Esperar mais monitoramento
O iPad irá forçar as equipes de TI a monitorarem mais seus funcionários. O dispositivo funciona em iOS e é móvel, keeping close tabs nos usuários não será tão fácil quanto é com produtos baseados no Windows. Ainda assim, isso precisa ser feito. E é algo que as empresas que ainda pretendem utilizar iPads em suas operações devem começar a pensar.
4. Quem precisa de um iPhone?
O iPhone vem, lentamente, ganhando espaço no mundo corporativo. Mas quando o iPad começar a ser utilizado por mais empresas, é possível que essas empresas optem por ele ao invés de utilizarem o smartphone da marca. Afinal, o iPhone não é tão facilmente utilizado no mundo corporativo quando o BlackBerry, e o iPad possui muitas das características presentes no iPhone. Em alguns casos, é esperado que as empresas escolham o iPad sobre o iPhone.
5. O bom e o ruim da loja de aplicativos
Uma das razões pelas quais as empresas estão começando a utilizar o iPad é a loja de aplicativos da Apple. Atualmente, existem no mercado centenas de aplicativos com foco corporativo, os quais devem ajudar na produtividade dos funcionários. Mas há também uma desvantagem para a loja de aplicativos O mercado está cheio de jogos, aplicativos de entretenimento e outros conteúdos que podem distrair o funcionário. Além disso, se aplicativos com más intenções forem baixados, “malwares” podem infectar o dispositivo. As empresas devem manter os olhos atentos sobre os hábitos de downloads dos funcionários.
6. Netbooks vão perder espaço
Antes do lançamento do iPad, netbooks estavam sendo muito utilizados no mundo corporativo. Eles ofereciam mobilidade e baixo custo. Eles eram ideais para a maioria das organizações. Mas agora, com o iPad sendo o maior jogador no mundo corporativo, netbooks irão, provavelmente, perder espaço.
7. Notebooks podem perder espaço
É muito provável que netbooks percam importância nas empresas, mas é provável que notebooks também percam seu valor para os clientes corporativos. Para algumas empresas, oferecer aos funcionários um “tablet” já é suficiente. E com preço mínimo de U$ 499 o iPad tem, sem dúvidas, melhor custo-benefício do que um notebook barato. Isso não significa, é claro, que todas as empresas irão optar por um iPad ao invés de um notebook. Mas há uma grande chance de que as vendas de “tablets” prejudiquem as vendas de notebook.
8. Será grande até a chegada do “Cisco Cius”
O iPad pode ser atraente para as empresas agora, mas será interessante ver se ele ainda será atraente para os clientes corporativos quando o “Cisco Cius” for lançado. O “Cius”, baseado no Android, irá integrar a já existente infraestrutura “Cisco”. Junto com a funcionalidade da tablet, irá também funcionar como dispositivo para vídeo-conferências com os telefones “Cisco”. Além disso, terá acesso ao “Android Market” como contrapartida à loja de aplicativos da Apple. O “Cius” é, provavelmente, a o melhor para suplantar o iPad no espaço corporativo.
9. As empresas podem pensar duas vezes sobre smartphones com Android
Falando em Android, é possível que se as empresas gostarem do iPad, elas optem por eles ao invés de smartphones com Android. Atualmente, o mundo corporativo está decidindo se o dispositivo móvel a ser utilizado é um iPhone, um dispositivo com Android ou um BlackBerry. O ideal para as empresas seria continuar a utilizar o BlackBerry por causa de sua integração empresarial. Elas também gostariam, por outro lado, de ter a funcionalidade dos dispositivos de última geração como o iPhone 4 ou os smartphones com Android. Se o iPad conseguir satisfazer esse desejo, é provável que o Android não se infiltre de forma significativa no mundo corporativo.
10. A produtividade deve aumentar
O iPad é uma ferramenta móvel de produtividade. É leve o suficiente para ser levado em uma bolsa em uma viagem de negócios, e ao mesmo tempo é bastante útil para fazer seus usuários produzirem onde quer que estejam. Como resultado, as empresas devem ver um aumento na produtividade de seus funcionários. Os trabalhadores serão capazes de realizar suas tarefas em casa, na estrada ou em qualquer outro lugar. O iPad estende a jornada de trabalho e ajuda as empresas a obterem mais gastando menos.