Antecipando um pouco…

Com uma certa antecedência resolvi escrever um texto fechando este ano de 2010. A medida é necessária pois sairei para umas breves férias e os posts aqui ficarão muito raros ou até mesmo pararão por um período (entre o Natal e o Ano Novo, ao menos).

O ano que vai se findar em alguns dias foi ótimo para o Publicitando. Mudamos totalmente o blog com o apoio de Diego Simari (jovem e competente design/publicitário), crescemos muito em tráfego (a ponto de estourar nossa cota em novembro), ganhamos mais apoio do mercado e pudemos trazer, creio eu, informação relevante para quem gosta/vive de propaganda e comunicação.

BXK16358_fogo-fim-ano-madeira800

E já que falamos em propaganda, temos que apontar que as mudanças no cenário geral de comunicação e marketing, que já se fazem sentir tão claramente nos grandes centros, começaram a dar as caras em nosso mercado valeparaibano. De maneira ainda um tanto tímida, é verdade, mas com sinalizações claras de um mercado preparado para encarar mudanças, desafios e propor soluções novas. Ainda nos falta muito? Sem dúvida, mas como dizem os economistas, o viés é de melhoria.

Várias agências procuram montar equipes multidisciplinares. Tentam ampliar o cardápio oferecido aos clientes. Cada uma a seu modo, cada uma buscando seu modelo. Tivemos, também, agências que passaram a participar de redes (casos da KMS e da Arriba!) e até agências que consolidam operações no maior mercado brasileiro de comunicação, São Paulo (caso da PáginaCom). Tudo isso é extremamente positivo!

O nosso mercado também teve a chance de assistir a vários bons eventos de comunicação. Sejam eles promovidos pelas universidades/faculdades do Vale, sejam eles promovidos pela iniciativa privada. Esse fator contribui fortemente para uma injeção de conhecimento novo no mercado, fator fundamental para seu crescimento e fortalecimento. Nada substitui o conhecimento.

Não poderia deixar de falar dos prêmios. Foi um bom ano para as agências do Vale do Paraíba. Várias premiações em vários festivais promovidos no interior de nosso estado. Aponta-se aqui para uma tendência clara de melhoria do nível criativo de peças e campanhas. Iniciativas como o CCVP contribuiram e contribuirão ainda mais para essa melhoria. Falta agora ter uma premiação nossa, do Vale do Paraíba.

Em relação aos veículos, vimos o surgimento de alguns títulos de revistas e a consolidação de outros já existentes. Ótimo para uma região que praticamente não dispunha de revistas. Além disso, tivemos a chegada de novos títulos de jornais, outra carência regional. Rádios e TVs seguem firmes. As novidades ocorreram mais no meio rádio de que no meio TV.

Para começar a acabar (rs) devo falar de um fato que se formalizou agora, no finalzinho do ano: a chegada da APPVale.  Uma ótima notícia para o mercado, sem dúvida. Mas devo dizer uma coisinha só: agora é a hora do mercado provar que realmente QUER e MERECE uma associação. É hora de participar, de discutir, de partilhar, de buscar. É hora, enfim, de se associar a APPVale e com ela lutar para um mercado melhor. Não basta ficar de longe olhando e dizendo: o que eles vão fazer pelo mercado? Não, isso é pouco. Muito pouco.

E para acabar de vez só me resta agradecer a todos que contribuiram para que o Publicitando acontecesse ao longo deste ano. Em especial às agências, veículos e fornecedores parceiros que sempre me enviam material. Outro abraço especial para a equipe da ACI (Agência de Comunicação Integrada) do Depto. de Comunicação Social da Unitau que sempre contribui com notícias, informações de estágio e palpites.

16-dicas-de-como-se-comportar-nas-festas-de-fim-de-ano-1-1-538

Valeu!!! Agora vamos celebrar. Um 2011 sensacional para todos!

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

2 pensou em “Antecipando um pouco…

  1. Grande Josué. Mais um ano que chega ao fim. Esse foi duro, hein, mas foi importante tb.
    Desejo a você e a todos os leitores do ValePublicitando, um excelente Natal e Ano Novo.

    Abração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *