Exposição fotográfica

Professor da Comunicação Social da UNITAU participa de Exposição Fotográfica em São Paulo 

O professor João Rangel mostra seu trabalho na exposição fotográfica Testemunha Ocular, uma parceria entre a ARFOC-SP e o SENAC Lapa Scipião. São mais de 600 fotografias, de 229 repórteres fotográficos e apresentadas em diferentes suportes, como impressão e projeção multimídia. A mostra tem como destaques a foto de J.F. Diorio premiada no World Press Photo de 2005; o registro de Eugênio Goulart do acidente com a aeronave da TAM, em 2007 e a imagem de Mirian Fichtner do sequestro do ônibus 174, no Rio de Janeiro, em 2000.
“Esta retrospectiva mostra imagens que marcaram nossa história. Cada vez mais, o repórter fotográfico exerce uma função importante na nossa sociedade através de denúncias, momentos de glória, derrotas no esporte, catástrofes, guerras, eleições etc. Enfim, uma exposição imperdível que exibe o melhor do fotojornalismo nos últimos dez anos da ARFOC-SP e que contou com fundamental parceria do SENAC.” Paulo Whitaker, presidente da ARFOC-SP.
“A ideia de juntar dez anos de FotoRetrospectivas surgiu ao vermos quão rico era o acervo da ARFOC-SP. Para quem diz que o fotojornalismo é efêmero, está aí uma prova de que nosso trabalho vai além das páginas de jornais ou revistas. As imagens retratam um tempo, e quanto mais anos se passam, mais valiosas elas se tornam. É importante ressaltar também que, infelizmente, não há muitas instituições no país que zelem pela preservação de acervos de fotojornalismo, e esta é uma das missões da ARFOC-SP – e que sirva de exemplo e estímulo, pois muito da nossa produção iconográfica está mofando em porões ou perdidos em HD´s, e jamais será resgatada. Expor todo o material desta última década de fotojornalismo é uma forma de manter as fotografias vivas, em todos os sentidos.” Nilton Fukuda, organizador dasFotoRetrospectivas da ARFOC-SP.
“Fotojornalistas são importantes testemunhas do nosso tempo. Pelas suas lentes e pelos olhares críticos, podemos ver o mundo em transformação, talvez não como desejamos ver, com as enchentes, a violência urbana e no campo, a corrupção, o desrespeito à cidadania e aos direitos humanos, entre outras questões recorrentes do nosso país, mas sempre procurando, pela técnica e estética fotográfica, ser uma memória visual contemporânea. O que vemos nesta mostra é o resultado de anos de trabalho da ARFOC-SP que, mediada por sua direção e dedicados associados, produziu desde 2000 as retrospectivas anuais, com imagens publicadas nos principais veículos de comunicação. Oportunidade de rever essas fotografias num tempo e contexto diferentes nos permite uma reflexão do que fizemos e do que poderemos fazer nos próximos anos. Esperamos que, ao visitar esta mostra, o espectador possa entender melhor o Brasil e também contribuir para uma sociedade mais justa, democrática, pacífica e sustentável para as próximas gerações.” João Kulcsár, curador da exposição SENAC.

Serviço
Testemunha Ocular – o fotojornalismo pela retrospectiva da ARFOC-SP
Abertura
Data: 25/10/2011
Horário: 19h15

Visitação
Data: de 26/10 a 27/11/2011
Horários: de segunda a sexta, das 9 às 21 horas e aos sábados, das 9 às 16 horas

Local: Senac Lapa Scipião
Endereço: Rua Scipião, 67 – Lapa – São Paulo
Informações: (11) 3475-2200
Entrada franca

Mais informações:
http://arfoc-sp.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1047&Itemid=75

Fonte: www.csonlineunitau.com.br

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *