A videoconferência será ultrapassada por uma forma ainda mais realista de se comunicar. Segundo pesquisadores da IBM, em cinco anos o mundo conhecerá aparelhos celulares com capacidade de captar e reproduzir hologramas em três dimensões. As informações são do IDGNow!.
A ideia, segundo Paul Bloom, CTO para pesquisas em telecomunicações, é fazer com que os aparelhos possam transmitir o sinal a ponto de permitir que o usuário caminhe junto à projeção enquanto conversa. Outra possibilidade seria operários e engenheiros discutirem modificações em projetos enquanto observam, de locais distantes um do outro, a mesma figura.
“Nós vemos a tecnologia 3D migrando para o celular, que terá com isso a capacidade de transmitir informações suficientes para criar um holograma 3D, projetando a imagem em qualquer superfície e com tamanho real”, declarou Bloom.
A companhia já trabalha no aperfeiçoamento da tecnologia e a previsão é que um protótipo esteja pronto em cinco anos, já que as câmeras precisam ser miniaturizadas e ainda não há um software que leia os dados das câmeras. Todo o projeto já faz parte do “IBM Next Five in Five”, lista anual que prevê as inovações que mudarão a vida das pessoas dentro desse prazo.
Direto do AdNews