Um dos maiores benefícios da leitura é proporcionar a reflexão e o cruzamento de ideias. Por isso gosto tanto de ler. Ler coisas da minha área de atuação e fora dela. ler romances. Filosofia e, principalmente, biografias. Aprendo com elas.
Estou chegando ao fim da leitura da biografia de Steve Jobs. E mais uma vez um livro me impacta bastante ( Buzzmarketing e O Declínio da Mídia de Massa também o fizeram). Aprendi muito até agora! Além do que esperava! É uma leitura que recomendo. E muito!!!
Uma das lições mais bacanas de Jobs: não deixe que sua equipe seja contaminada por gente nível B ou C. Trabalhe só com gente nível A. Não abra concessões quanto a isso. E mais: tenha gente apaixonada pelo produto (vale para serviço também). Isso é fundamental!
Parece básico, mas muuuuuuita gente não pratica isso com totalidade. Tô cansado de ver gente medíocre em posições chave em muitas organizações/instituições.
Essa regra de Jobs se parece com uma ideia de outro cara que admiro demais, David Ogilvy: contrate pessoas maiores que você e terá uma empresa de gigantes! Mais ou menos isso, mas o conceito é esse. Para que contratar alguém mediano ou fraco? O mercado está lotado de mão de obra. Fica melhor para escolher. Então escolha bem!
E para encerrar: inovação tem que realmente fazer parte do DNA de uma empresa. Isso até já virou clichê, fica sendo repetido sem muita reflexão. E sem muita ação. O que é bem pior.