Conheça as ferramentas de Inteligência Artificial que podem ser incorporadas aos negócios

eBook de Luis Namura oferece gratuitamente uma lista com algumas ferramentas que podem auxiliar empreendedores a otimizar operações, reduzir custos e melhorar a eficiência

O mentor de negócios e entusiasta de Tecnologia, Luis Namura, disponibiliza em seu site um eBook gratuito e didático intitulado “O Fantástico Mundo da Inteligência Artificial”, que proporciona uma imersão a um universo que permite inúmeras possibilidades de aprendizado.

Um dos capítulos mais procurados pelos leitores é o que detalha 97 ferramentas que podem auxiliar de forma proativa nos ambientes doméstico, de trabalho e até nos momentos de lazer e entretenimento. Como um dos principais públicos que acompanha a trajetória do Namura é formado por empreendedores, ele resolveu listar (ver abaixo) algumas dessas ferramentas com suas respectivas funcionalidades que podem ser bastante úteis no mundo dos negócios.

“São plataformas que podem ser integradas em várias áreas de uma empresa, desde a automação de tarefas administrativas até o atendimento ao cliente e análises de dados, ajudando empreendedores a otimizar operações, reduzir custos e melhorar a eficiência”, explica o especialista.

1. Aaron (RPA)
Automatiza tarefas repetitivas e baseadas em regras, usando bots de software para atividades como preenchimento de formulários e coleta de dados.

2. Alexa (Assistente Virtual)
Usa inteligência artificial para interpretar comandos de voz, responder perguntas, reproduzir música, e controlar dispositivos domésticos inteligentes.

3. Amazon Web Services (AWS)
Oferece recursos de machine learning, como o Amazon SageMaker, que permite aos desenvolvedores a criação, treinamento e implantação de modelos de machine learning.

4. Automation Anywhere (RPA)
Plataforma de automação de processos que utiliza bots de software para automatizar tarefas baseadas em regras.

5. ChatGPT (Processamento de Linguagem Natural)
Modelo de linguagem que pode gerar respostas contextuais em conversas, sendo útil para atendimento ao cliente e interações automatizadas.

6. Google Cloud AI (Plataforma de Aprendizado de Máquina)
Fornece ferramentas e APIs para processamento de linguagem natural, reconhecimento de voz e visão computacional.

7. UiPath (Automação Robótica de Processos)
Automatiza tarefas repetitivas e processos baseados em regras em diversas aplicações de software, usando uma abordagem gráfica.

Utilização e gratuidade

Muitas das ferramentas mencionadas, como Google Cloud AI, Amazon Web Services (AWS), e Alexa, oferecem certos serviços ou recursos gratuitamente, geralmente com limitações em termos de uso ou funcionalidades. Por exemplo, AWS e Google Cloud possuem camadas gratuitas que são suficientes para experimentação e projetos de pequena escala.

As plataformas de automação robótica de processos (RPA) como UiPath e Automation Anywhere oferecem versões de teste ou edições comunitárias que são gratuitas para usuários individuais ou pequenas equipes.

Ferramentas como Alexa e algumas funcionalidades de IA oferecidas pelo Google Cloud são projetadas para serem intuitivas e fáceis de usar, especialmente para tarefas básicas. Já as plataformas mais complexas, como AWS e ferramentas de RPA (UiPath, Automation Anywhere), geralmente requerem algum grau de treinamento técnico para aproveitar ao máximo suas capacidades avançadas. Essas plataformas muitas vezes oferecem documentação extensiva, tutoriais e cursos de treinamento para ajudar os usuários a se familiarizarem com as tecnologias.

“Para um uso mais avançado ou empresarial, a maioria dessas ferramentas requer algum nível de aprendizado e adaptação, especialmente quando se trata de integrar e escalar soluções em operações comerciais complexas e por isso realizam cobrança de assinatura após certo período”, conclui Namura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *