Desacelerando…

Normalmente quando chega esta época do ano estamos todos pensando mesmo é em tirar o pé do acelerador. Queremos férias. Queremos um tempo para pensar em presentes e festas de fim de ano. Queremos pensar em onde vamos passar o revellion.

Há festas e mais festas para se ir. De família, da própria empresa, de fornecedores, de veículos… Mas o duro é que ainda há coisas por fazer. Já se foi o tempo em que tudo, praticamente tudo, parava nesta época no Brasil. O país mudou um tanto nos últimos 20 anos. E para melhor!

É bom dar uma desacelerada agora. É merecido. O ano que se finda foi, de maneira geral, muito bom para a comunicação. Economia forte e em crescimento. Setores muito aquecidos. varejo e construção civil nadando em mares de prosperidade. Quem teve vontade, apetite e competência no mercado publicitário surfou em mar (quase) perfeito em 2010.

É bom mesmo dar uma relaxada agora e recarregar por completo as baterias. E começar o ano que vem com disposição para encarar um mar que deve apresentar as primeiras marolinhas. A economia brasileira continuará crescendo, sem dúvida, mas não no mesmo patamar deste ano. O governo que assume em janeiro, se tiver mesmo a cabeça no lugar, vai ter que segurar muito os gastos públicos, diminuir investimentos (lamentavelmente), segurar aumentos de salários para os servidores… enfim, dar uma segurada.

O mercado será menos restrito para aqueles que aproveitaram os ventos favoráveis para se estruturar, para investir em pessoas e equipes, para capacitar-se e para encantar seus clientes. Enfim, para quem fez o dever de casa. Aquelas empresas (agências, fornecedores e veículos) que apenas tiraram proveito do bom momento sem no entanto usá-lo para preparar-se para o futuro, sacudirão com as marolas do mar de 2011.

De todo modo, 2011 não será um desastre. Longe disso! Como já disse, continuaremos crescendo. Mas 2011, com certeza, será mais seletivo. Então, pense mesmo em desacelerar agora. Mas na relargada, esteja com tudo em cima para sair queimando os pneus!

Boa semana!

1 pensou em “Desacelerando…

  1. Pingback: Tweets that mention Desacelerando… -- Topsy.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *