Estadão lança nova versão do portal
Nova versão, com design mais clean, entra neste sábado (9)
Uma nova experiência, mais clean e com foco na curadoria da informação. Essas são algumas das novidades da versão do portal que o Estadão coloca no ar no próximo sábado (9). O novo portal Estadão para desktop e tablet terá visual mais limpo, com destaque para as principais notícias do momento e conteúdo exclusivo. Com design responsivo – que faz o conteúdo do site se adaptar ao tamanho da tela do usuário –, a nova versão do portal do Estadão se aproximará do que os usuários já estão acostumados a ver em seus smartphones.
“Curadoria é a palavra para definir o novo portal. Queremos mostrar o que o leitor precisa saber no momento em que acessa nossa página”, diz Luis Fernando Bovo, editor executivo de Conteúdos Digitais do Estadão. Dessa forma, o site terá o “Saiba agora”, que destacará uma lista com os principais acontecimentos daquele momento. “Teremos atualizações constantes para o leitor ficar sempre informado”, diz Bovo.
Há também uma mudança importante na organização. Na primeira parte, do lado esquerdo, estarão as manchetes do momento, com maior destaque para fotos e recursos multimídia. Do lado direito, o leitor poderá acompanhar conteúdos interessantes, além da capa da edição do jornal impresso do dia.
“Tudo agora está muito sinalizado, com direito a links para vídeos, galerias e áudios, contando também com o conteúdo das rádios Estadão e Eldorado”, diz Bovo. As notícias e reportagens, por sua vez, também vão ganhar novidades em sua organização, obedecendo às diretrizes do projeto gráfico da nova versão do portal.
Editorias – As editorias do Estadão também voltam a ganhar espaço cativo na página principal do portal: a partir do próximo dia 9, haverá caixas dedicadas para as reportagens e análises de cada área, identificadas pelas cores características das seções. “Assim, teremos mais espaço para destacar matérias especiais”, explica Bovo.
A área cultural também ganha um reforço importante: com a nova versão do portal, as tiras em quadrinhos que são publicadas todos os dias no jornal impresso também ganham as telas dos computadores e tablets – esse conteúdo já está disponível na versão móvel do site desde o ano passado.
Outra novidade é a presença de um espaço dedicado à agenda cultural, que deve aparecer com mais frequência entre os destaques nos dias próximos ao final de semana. “É uma peça especial e que tem tudo para agradar aos leitores por servir de referência para o entretenimento e lazer”, afirma Bovo.
Renovação – O novo site do Estadão substituirá a última versão, lançada em maio de 2014. De lá para cá, muitas novidades deixaram o jornal cada vez mais conectado: em maio de 2015, o Estado lançou um novo site para aparelhos móveis. Nos últimos meses, editorias como Viagem, Link e Paladar também tiveram seu visual e estrutura renovados na internet.
Em abril, o portal também ganhou o E+, um site dedicado à cobertura de cultura pop e entretenimento. As novidades também abrangem a presença do jornal nos smartphones e tablets, com o lançamento do aplicativo “Estadão – Edição Digital”, que permite a compra e leitura da edição impressa digitalizada em dispositivos com sistema operacional Android e iOS.
No início de junho, o Estadão Noite, publicação exclusiva do Estado para smartphones e tablets, ganhou uma versão totalmente remodelada que traz, de segunda a sexta-feira sempre às 20 horas, um resumo das notícias do dia e análises de colunistas do jornal.
A participação do leitor também é importante nos tempos digitais: em novembro do ano passado, o Estadão lançou o aplicativo “Você no Estadão”, que permite aos usuários de smartphones e tablets enviar fotos e vídeos para a redação do jornal. A equipe da redação, por sua vez, seleciona os melhores conteúdos, que são publicados em um site dedicado ao material colaborativo.
Fonte: Lucia Faria Comunicação Corporativa – Marco Barone