Alunos da UNITAU apresentam projetos de games em evento nacional
Dois Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de alunos da Universidade de Taubaté (UNITAU) serão apresentados no dia 3 de novembro no 11º Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), que será realizado em Brasília.
Este ano foi a primeira vez que estudantes da Universidade enviaram projetos. “Foi um resultado muito significativo, é a primeira vez que tentamos e já tivemos um resultado positivo, esse evento é o mais importante do Brasil”, disse o chefe do Departamento de Informática da UNITAU, Prof. Dr. Luis Fernando de Almeida.
Um dos projetos, intitulado Metodologia OriGame: um processo de desenvolvimento de jogos, figura na categoria Arte e Design. Ele foi criado pelos alunos Rafael Santos e Vinicius Goes com a proposta de orientar a criação de games. “Não existe um software que permita isso atualmente, a banca que examinou o trabalhou recomendou aos estudantes publicá-lo em revista científica”, relatou o professor.
O outro projeto, chamado Alius Educare: RPG para educação e conscientização ambiental, do estudante Alberto Sire Horta, integra a categoria Games for Change. O aluno criou um game de RPG que tem como tema a preservação ambiental. O jogador é convidado a adotar ações sustentáveis na plataforma digital e também em seu próprio cotidiano.
O SBGames, considerado o maior evento da América Latina na área de games e entretenimento digital, é o simpósio da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), que também é apoiada pela RBV (Rede Brasileira de Tecnologia de Visualização).
O evento reúne anualmente pesquisadores, artistas, designers, professores e estudantes de universidades, centros de pesquisa e da indústria de jogos. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.sbgames2012.com.br.
Fonte: ACOM/UNITAU