Lightroom pode facilitar muito a vida dos fotógrafos digitais

Programa auxilia em todas as etapas do fluxo de trabalho destes profissionais

Quem trabalha com fotografia digital sabe o quanto é importante ter organização e cuidados diferenciados com os materiais. E um programa que tem facilitado e muito a vida destes profissionais é o Lightroom. O software tem como finalidade atender o fotógrafo em todas as etapas do seu fluxo de trabalho, que vai desde a ingestão dos arquivos até a saída do material, passando pela edição, organização física e lógica, tratamento e até pequenas manipulações.

unnamed

Segundo Glauco Santos, docente da área de tecnologia da informação e fotografia do Senac Taubaté, o software serve para várias situações. “Ele pode ser usado para organizar fotos, fazer backups, ajustar e tratar imagens, realizar tratamentos localizados, preparar a impressão das imagens, produzir meios de apresentação como slide show ou webpages em HTML, exportar fotos em diversos formatos (JPEG, TIFF ou DNG) e ainda é um conversor RAW excelente”, afirma Glauco.

O uso do Lightroom é mais comum entre os fotógrafos, mas qualquer pessoa, profissional ou não, pode utilizar dos benefícios da ferramenta. Entre suas vantagens, está a organização do fluxo de trabalho de uma maneira simples, eficiente e descomplicada. “Além de realizar tratamentos profissionais de maneira rápida e intuitiva e exportar as imagens em diversos formatos para diferentes tipos de mídia, incluindo as mídias sociais”, completa o docente.

Para uma boa organização das fotos, o software possibilita o uso de palavras-chave, comentário, título, legenda, podendo classificar as imagens por meio de estrelas, cores e bandeiras, o que possibilita uma grande gama de opções de catalogação.

“Usando as coleções, é possível organizar suas imagens por assuntos, independente da data da captura. Uma boa catalogação e organização de suas imagens, possibilita que seja encontrada uma foto, em especial, em pouco tempo, otimizando o trabalho do fotografo”, dá a dica Glauco

photographer-430619_640.O Lightroom também é um ótimo interpretador do formato RAW, permitindo uma vasta possibilidade de tratamentos. “De sempre preferência ao formato RAW ao invés de JPG. O programa também possui uma versão mobile, que pode ser sincronizada com a versão PC ou MAC, o que pode aumentar o poder de divulgação de seu trabalho”, finaliza.

Curso Workshop: Lightroom Básico
O Senac Taubaté oferece em sua programação o curso Workshop: Lightroom Básico. O curso apresenta ao aluno o funcionamento geral do programa, importação de fotos, categorização, tratamento básico e exportação de imagens. A turma tem início previsto para o dia 4 de julho e segue até o dia 18 do mesmo mês, com aulas das 18h30 às 22 horas, nas segundas e quartas-feiras.

Para mais informações sobre o curso, valor e inscrição, basta entrar em contato com a unidade pessoalmente, por meio do telefone (12) 2125-6099 ou acessando o Portal Senac (www.sp.senac.br/taubate).

Serviço:
Workshop: Lightroom Básico
Data: 4 a 18/7
Horário: 18h30 às 22 horas; segundas e quartas-feiras
Local: Senac Taubaté
Endereço: Rua Nelson Freire Campello, 202, Jardim Eulália
Informações e inscrições: (12) 2125-6099 | www.sp.senac.br/taubate

Fonte: KMS Comunicação – Thaís Mazini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.