Mais do mesmo

Festival de velhas fórmulas

Sei que há gente apaixonada e que vibra com o que se padronizou chamar de marketing político ou eleitoral. Mas pelo que vi e ouvi até agora – e confesso que não foi muito – de uma amostra variada – afinal transito entre ABC e Vale do Paraíba e acabo sintonizando programas e peças de campanhas de diferentes cidades – posso afirmar que estamos vivendo mais um festival de fórmulas gastas e repetidas nas campanhas eleitorais.

Não sou fã nem entusiasta de campanhas políticas. Mas gosto de acompanhar principalmente para tentar sacar as estratégias.

images (1)

Esse setor se profissionalizou com certeza! A qualidade das peças publicitárias e dos programas de rádio e TV melhorou, sem dúvida. Mas a criatividade e a originalidade parecem ainda não fazer parte deste segmento. A maioria das peças, das estratégias, dos textos e até das fotos (aquelas dos candidatos, que vão nos painéis e santinhos) são MUITO parecidas.

Não consigo me lembrar de nenhuma ação diferenciada e original feita por um candidato, partido e/ou coligação. Tenha dinheiro ou não, pouca ou muita verba, as ações se aproximam demais. E o que isso gera: indiferenciação! Propaganda deve servir para diferenciar. Mas me parece que nesse caso… isso não acontece!

Posso estar enganado, é claro, afinal não consigo ver tudo que é feito pelo país afora. Mas aqui na região percebo estratégias até muito adequadas e pertinentes, mas traduzidas por peças nada originais.

No campo absolutamente novo das redes sociais tem candidato e partido levando surra. Muitos acham que basta fazer posts bonitinhos no Facebook (que mais parecem santinhos) e tentar seguir pessoas que tenham muitos seguidores na esperança de que essas pessoas as sigam de volta (no Twitter, principalmente). Muito pouco!

A palavra de ordem nas redes sociais parece ainda não ter sido bem entendida por candidatos, partidos e até por seus marqueteiros: engajamento.

Fico na esperança de ver algo novo, bacana e que inspire votos nas campanhas que assisto, ouço e leio por aí! Mas, sem querer criticar apenas por criticar e tentando ver que todas as campanhas evoluíram, por enquanto vi muito do mesmo. Um festival de fórmulas repetidas e até já bem gastas.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *