Projeto Arriba!Leitura distribuirá livro em SJCampos

Obra infantil de Rita Elisa Seda será distribuída gratuitamente em S. José
Fábula ‘Sonhos de Dançarina” vira livro por meio do projeto social Arriba! Leitura

Disseminar o hábito da leitura entre as crianças e sensibilizar jovens e adultos para a importância de serem incentivadores dessa prática entre os pequenos. Esses são os objetivos do Arriba! Leitura, projeto do grupo Arriba! Comunicação, e parte do braço social da agência, o Transforma!, que acaba de sair do forno e está em busca de apoio pelo sistema de financiamento coletivo (acesse http://beta.benfeitoria.com/arribaleitura).

Ilustracao_capa_contra

A iniciativa da agência nasceu da crença de que a educação é o principal instrumento de transformação da sociedade e se apoia em dados alarmantes sobre os níveis de leitura do brasileiro.
Pesquisas recentes colocaram o Brasil na 55ª posição do ranking de leitura entre os 65 países avaliados. O número de brasileiros leitores caiu de 95,6 milhões em 2007, para 88,2 milhões em 2011. Entre as crianças (5 a 10 anos), a queda foi de 6,9 livros lidos em 2007, para 5,4 livros em 2011.

“A ideia é que possamos contribuir para um Brasil melhor e começamos a agir na comunidade na qual estamos inseridos”, afirma Daniele Calil Botelho Rojas, CEO da Arriba! Comunicação.
Para isso, o Arriba! Leitura irá imprimir e distribuir 10 mil exemplares da fábula “Sonhos de Dançarina”, de Rita Elisa Seda. O texto já foi publicado pela editora Santuário – que cedeu os direitos autorais para o projeto – no livro “Fábulas para Seishum”, lançado em 2009.

“Esse projeto tem muito a ver com a história ‘Sonhos de Dançarina’, que fala da importância de persistirmos na busca por nossos sonhos. O Arriba! Leitura é uma semente que estamos plantando e que, no futuro, vai se tornar um fruto fabuloso. Ele vai mexer com a imaginação, com a criação e com a condução das crianças para uma educação melhor”, afirma Rita.

O livro “Sonhos de Dançarina” ainda conta com as ilustrações de Lucas Siqueira, assistente de arte da Arriba! que se dedicou ao Arriba! Leitura de forma voluntária.

Beneficiados: O Arriba! Leitura irá beneficiar crianças, creches, ONGs, bibliotecas e outras instituições da cidade de São José dos Campos que atendem crianças. Em um levantamento prévio, foram identificadas 43 instituições como possíveis recebedoras dos livros.

Além disso, a obra será distribuída em praças e outros espaços públicos frequentados por crianças em São José dos Campos. Nessa ocasião, a autora e os funcionários da agência também farão contação de história para os pequenos.

Sinopse de “Sonhos de Dançarina”: Jaque era uma lesma sonhadora. Enquanto dormia, sonhava em dançar sapateado sobre o tablado de madeira. Mas, quando acordava, era só tristeza. Se não tinha nem pés, como poderia dançar?
Persistente, lesma Jaque teve uma grande ideia e resolveu colocá-la em prática imediatamente, provando para todos que “Quem tudo quer tudo pode” e que o mais importante é não desistir antes mesmo de tentar.

Sobre a autora: Rita Elisa Seda é cronista, biógrafa, pesquisadora e fotógrafa. Santarritense de nascença, joseense de coração e vilaboense de alma. Dentre as várias premiações que recebeu, destaque para o Prêmio Carlos Drummond de Andrade, Itabira, Destaque do Ano 2011.
Membro: Academia Valeparaibana de Letras e Artes, Taubaté-SP; Academia Joseense de Letras, São José dos Campos –SP; UBE – União Brasileira de Escritores, São Paulo-SP; REBRA – Rede Brasileira de Escritoras, São Paulo-SP; Instituto Histórico Geográfico e Genealógico do Grande ABC; Confederação Brasileira de Letras e Artes – CONBLA , São Paulo -SP.

Sobre o ilustrador: Lucas da Silva Siqueira é publicitário e desenhista por livre e espontânea influência da sua avó e das milhares de histórias em quadrinhos que coleciona. Prefere chá a café e come coxinha pela ponta (não confia em quem começa pelo recheio).
De Disney a desenhos japoneses, e até mesmo arte abstrata, tudo é fonte de inspiração quando se trata de criar um desenho, afinal, desenhar nunca foi um trabalho, mas, sim, a mais pura forma de se divertir e distrair a cabeça.

Serviço:
Arriba! Leitura – uma ação do Transforma!, o braço social da Arriba! Comunicação
Mais sobre o projeto: http://arribacomunicacao.com.br/arriba-transforma
Para apoiar, acesse: http://beta.benfeitoria.com/arribaleitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *