A popularização da palavra ‘design’ mostra hoje, mais do que nunca, o quanto é notória a sua importância, ocupando uma posição de destaque nas redes sociais.
As imagens mexem com o público, afinal, transmitem ideais, conceitos e até a história da empresa/negócio e, muitas vezes, mais rápido que um texto.
Centenas de novas publicações são criadas diariamente na tentativa de ocupar um lugar ao sol no meio de inúmeras opções nas redes sociais, como Instagram e Facebook. E esse é o desafio diário do designer gráfico, que trabalha para se diferenciar e estimular o público a ir em frente com a leitura.
Na verdade, é um trabalho em conjunto com o Marketing de Conteúdo: passar para o leitor, em forma de imagem, o que o texto quer dizer.
Sem dúvida alguma, o design é uma das principais ferramentas para mostrar a autenticidade da sua marca e o que ela quer transmitir.
Às vezes, você pode gerar um conteúdo rico e completo, mas que não tem o engajamento necessário ou desejado porque o post não está atraente. E sim, faz toda a diferença quando estamos frente a frente com a tela, independente do assunto e da rede social escolhida.
Sem falar que uma boa imagem junto ao conteúdo transmite profissionalismo, interatividade e apelo visual.
Porém, após ler esse artigo, não vale sair colocando qualquer imagem ou ilustração em suas publicações. Cuidado com o amadorismo porque ele pode acabar com sua credibilidade e reputação.
Um bom design não precisa e não pode ser complicado. As pessoas têm pressa e o mercado digital pede agilidade.
Além de uma imagem de qualidade, é preciso ser objetivo e estar atento aos tamanhos e dimensões que cada meio digital pede. Uma boa dica é padronizar os modelos para os diferentes tipos de conteúdo que será trabalhado. Isso ajuda o seu público a encontrar facilmente aquilo que deseja no meio das suas publicações.
Lembre-se, uma imagem ou uma ilustração vale mais que mil palavras, já dizia o velho ditado.
Guilherme Paiva
Head de Criação da Código BR