Estadão publicará, em 6 de maio, o mais relevante guia de MBAs já produzido no Brasil
O Estadão, em seus mais de 140 anos, sempre valorizou e apoiou as iniciativas relacionadas à Educação. Em um dos exemplos mais históricos, o jornal foi um dos responsáveis pela criação da Universidade de São Paulo. Agora, em 2016, novamente presta um serviço à sociedade e lança, pela primeira vez no País, o Guia do MBA Estadão.
Um caderno especial, tamanho standard, encartado no Estadão, será publicado no dia 29 de abril (sexta-feira). Já no dia 6 de maio (sexta-feira), sairá o guia, em formato revista, vendido em banca e distribuído a mailings especiais, e colocado no ar site dedicado ao tema. O Guia tem como objetivo avaliar os principais cursos disponíveis no Brasil, de forma prática e funcional para quem procura a melhor opção de estudo, de acordo com seu objetivo profissional.
As informações sobre os cursos estão organizadas por região e especialidades oferecidas. Destaques para as características dos cursos de acordo com o perfil do leitor. Para ser criado, foi constituído um Conselho Editorial, composto por jornalistas do Estadão e especialistas em Educação. Fazem parte do grupo de experts, o professor doutor Silvio Laban, diretor executivo da Associação Nacional de MBA (Anamba); Friedemann Schulze-Fielitz, diretor do EFMD para Américas (European Foundation for Management Development); Jairo Martins da Silva, superintendente geral da Fundação Nacional da Qualidade; e o professor Armando Dal Colletto, que é o principal consultor do projeto.
Metodologia – A lista seguiu seleção rigorosa do Conselho Editorial, a partir da relação de cursos de MBA cadastrados no Ministério da Educação. Um questionário foi enviado às instituições para validar todas as informações necessárias. A pesquisa foi realizada com 1,3 mil cursos reconhecidos pelo MEC, a partir de mais de 13 mil cadastrados no País, com base em critérios definidos pelo Conselho Editorial: carga horária, qualificação do corpo docente, certificações de qualidade, parcerias internacionais e módulos no exterior, apoio ao desenvolvimento profissional, seleção dos alunos e perfil das turmas.
Dos mais de 13 mil cursos, foram elegíveis 3.227, que participaram da pesquisa. Foram mantidos apenas os cursos das áreas de Ciências Sociais, Negócios e Direito (bloco preestabelecido pelo MEC); cursos ativos; cursos presenciais (ensino a distância não foi considerado); e com carga horária igual ou superior a 360 horas. A participação era opcional, ou seja, para estar no guia, era necessário responder à pesquisa e, para ter validade, o questionário tinha de ter 100% de suas respostas preenchidas.
“O objetivo principal da publicação é destacar os cursos que apresentam características específicas para facilitar o processo de busca pelo MBA ideal para cada leitor. Foram selecionados os atributos considerados mais relevantes nesse processo decisório. O objetivo não é criar um ranking de cursos, mas um guia completo de MBAs no Brasil”, afirma Ernesto Bernardes, diretor de Projetos Especiais do Estadão.
Projeto multiplataforma – O Estadão atuará com entregas diversas, aumentando a visibilidade do projeto. Farão parte do projeto multiplataforma uma revista que será vendida em banca e enviada a um mailing especial; caderno tamanho standard; brand page e programetes nas rádios Estadão e Eldorado.
Fonte:Lucia Faria Comunicação Corporativa – Marco Barone